sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mesquita é modelo de gestão em assistência social

                                                                 Foto: J.C.Marinho
       Foto: Zaqueu Batista


Uma das principais metas do prefeito Artur Messias (PT) é estruturar a rede de serviços sócioassistencias em Mesquita. A tarefa não é fácil, mas para isso a secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas) vem trabalhando pesado, o que tornou Mesquita modelo de gestão no Brasil por ter implantado todos os serviços do Governo Federal na cidade.

Através de uma parceria com a secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mesquita inaugurou no dia 21 de outubro o sexto Centro de Referência da Assistência Social e Trabalhando (Cras) em Edson Passos, e no próximo dia 19 de novembro, abre um novo equipamento no bairro de Santa Terezinha.

De acordo com a secretária da Semas, Márcia Brandão, os bairros foram escolhidos pois os moradores dessas localidades estavam sendo atendidos no Cras Chatuba e Juscelino, o que dificultava o trabalho por conta do deslocamento. “Agora conseguimos descentralizar os serviços. Tenho conhecimento de que muitas famílias deixavam de ser atendidas e até receber benefícios por não poderem pagar passagem para o bairro vizinho. Os novos Cras de Edson Passos e Santa Terezinha já nascem atendendo 720 famílias”, disse Márcia Brandão.

Os Cras servem como elos dos serviços oferecidos pela prefeitura no entrono das comunidades. Esses espaços fortalecem os programas sociais implantados na cidade. Em cada Cras é oferecido acompanhamento sistemático através da promoção social. As famílias possuem avaliação individual e personalizada de forma que cada membro é encaminhado para serviços especializados visando a sua elevação social. “Os Cras encaminham as pessoas para tratamentos de saúde, inclusão em programas de renda como o Bolsa Família, cursos e oficinas profissionalizantes, ações socioeducativas, além de grupos de convivência”, explica Márcia.

E para garantir uma melhora no atendimento dos Cras de Mesquita, a secretária afirma que os investimentos não param por aí. A Semas buscou junto ao Fundo Nacional de Assistência a captação de um recurso de R$540 mil para a construção no novo Cras Chatuba, que será referência de estrutura em toda região metropolitana do Rio de Janeiro. O Cras Chatuba atende hoje cerca de 5 mil famílias segundo orientação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. “A Chatuba é o bairro mais populoso da cidade, tendo cerca de 42 mil habitantes. Com a construção do novo prédio a população vai ganhar um espaço completo com cozinha industrial, várias salas para cursos e oficinas, depósito, auditório e piscina”, comenta. A obra está prevista para ser iniciada no primeiro semestre de 2012.

E as novidades continuam. O governo municipal está investindo com recursos próprios na melhoria da infraestrutura de outros serviços da Semas, como na construção do novo abrigo de adultos e idosos Andréa Guimarães. Hoje, funcionando em uma casa improvisada, logo será transferido para o bairro de Rocha Sobrinho, em um espaço adequado e totalmente acessível. A obra está prevista para ser inaugurada em seis meses. E a Casa de Acolhimento e Cidadania, que abriga crianças e adolescentes em situação de risco também ganhará reformas e melhorias nos próximos meses.

0 comentários:

Postar um comentário