sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mesquita amplia benefícios do Bolsa Família


A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas) irá ampliar os benefícios das famílias que recebem o Bolsa Família a partir de janeiro de 2012. A parceria é com a secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através do desenvolvimento dos programas “Renda Melhor” e “Renda Melhor Jovem” no município.

 
A nova distribuição de renda vem do Programa Brasil sem Miséria do Governo Federal, que pretende beneficiar e incluir mais 16 milhões de pessoas nos próximos anos. Dessa forma, o Governo do Estado do Rio criou o “Renda Melhor” e o “Renda Melhor Jovem”, que consiste em acrescentar de R$30 a R$300 reais a mais no Bolsa Família. O cálculo e o repasse da renda será feito pela SEASDH, que por sua vez realizou um levantamento identificando que grande parte da miséria está localizada na região metropolitana.

 
Em Mesquita é esperado incluir cinco mil famílias nos programas. Todo acompanhamento será feito através dos sete Centros de Referência da Assistência Social (Cras), localizados nos bairros Chatuba, Rocha Sobrinho, Banco de Areia, Jacutinga, Juscelino, Edson Passos e Santa Terezinha. Muito além de distribuir renda, os programas do Governo do Estado promovem a escolaridade de forma que as famílias que tiverem membros matriculados no Ensino Médio, receberão uma quantia a cada ano letivo concluído, através do Renda Melhor Jovem. “Somente 30 por cento do valor da bolsa poderá ser sacado no final do ano, caso o aluno seja aprovado. As cotas vão aumentando de acordo com as séries e o beneficiário só poderá pegar todo o dinheiro quando concluir o Ensino Médio. É como se o governo tivesse criado uma poupança para esses jovens. Essa é uma forma de estimular o estudo e movimentar a economia local”, comenta Márcia Brandão, secretária da Semas.

 
Outro grande avanço da Semas é o programa “Gestão de Oportunidades”, que também a partir de janeiro irá encaminhar as pessoas que passaram pelos cursos e oficinas de qualificação para vagas em empresas do entrono. “Essa é uma articulação em conjunto que irá proporcionar um verdadeiro avanço na autonomia da população. O grande reconhecimento que temos com o trabalho excutado é saber que as pessoas que atendemos foram inseridas no mercado de trabalho. Sem dúvida, esse é o momento mais gratificante”, garante Márcia Brandão.



0 comentários:

Postar um comentário