quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mesquita realiza workshop em parceira com a Firjan e ABCP


FOTOS: LUIZ ALAN


Analisar, projetar e concretizar projetos de acessibilidade urbana para ruas e calçadas. Esse é o objetivo do programa de calçada acessível Mobilidade Urbana, que está sendo aplicado em Mesquita pela Firjan e pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) em parceira com a prefeitura de Mesquita.

A segunda etapa do projeto na cidade começou hoje (23) com a realização de um workshop de capacitação técnica para secretários pastas de Obra, Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Transporte e suas equipes técnicas. Sob a orientação do arquiteto e coordenador do projeto, Luiz Gustavo Guimarães, os participantes percorreram as principais vias do centro de Mesquita e visitaram prédios públicos para uma análise de área com objetivo de detectar as barreiras encontradas no dia a dia por cadeirantes e deficientes físicos e visuais. “Nossa meta é despertar no poder público a importância de projetar uma cidade acessível nos moldes e normas corretas de acessibilidade, não só para os deficientes, mas para toda população. Desde 2010, quando iniciamos esse programa, estamos apresentando essas propostas as cidades abrangidas pela Firjan com sucesso e grande aceitação. Mesquita será a 8º cidade a receber o programa e acreditamos que aqui não será diferente”, garante o coordenador. Mesquita faz parte da Regional I / Baixada Fluminense da Firjan que engloba também os municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Nilópolis e Paracambi.

Amanhã (24), segundo e último dia desta etapa acontecem à parte teórica com palestras sobre: “As pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, Exclusão espacial e desvantagens”, “Acessibilidade e Desenho Universal”, Barreiras de Acessibilidade e Experiência Ambiental”, entre outros temas. Após essa fase o programa prevê outras cinco. A próxima será a criação de uma Cartilha de Calçadas, com informações técnicas sobre como implementar corretamente projetos de acessibilidade em calçadas públicas. Para o prefeito Artur Messias esse projeto é fundamental para que Mesquita se ajuste de vez as normas de acessibilidade. “Para esse tipo de obra especial não basta apenas o poder público ter boa vontade, é importante todo um conhecimento técnico. Grande parte dos nossos equipamentos públicos já estão sendo reformados e adaptados para deficientes físicos de acordo com as normas. O Paço Municipal, que está em fase final de construção, é um grande exemplo. Ele e a sede da prefeitura foram totalmente adaptados para receber cadeirantes e deficientes visuais. Agora contamos com mais essa parceria para ampliar ainda mais nossas ações voltadas para área de acessibilidade”, afirma o prefeito.



0 comentários:

Postar um comentário