quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mesquita lança campanha de inclusão no mercado de trabalho

FOTOS LUIZ ALAN



Foi lançada hoje (8) em Mesquita, a campanha “Inclusão das pessoas com deficiência no trabalho e consumo”, com objetivo de conscientizar e incentivar empresários da cidade na integração dos portadores de necessidades especiais ao mercado de trabalho. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Mesquita através da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cordef), tem parceira com os governos Federal e Estadual e acontecerá no município até o dia 18 de novembro.

O lançamento, realizado na Sala de Cinema Zelito Vianna, no centro de Mesquita, reuniu dezenas de empresários, comerciantes e representantes de entidades e órgãos ligados aos municípios de Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João de Meriti para uma mesa de debates e discussões sobre propostas de como ampliar as ofertas de empregos dentro das empresas e como adaptar os acessos no ambiente de trabalho para funcionários com algum tipo de deficiência física. O encontro contou ainda com a presença do prefeito, Artur Messias, da coordenadora da Cordef, Neide Aparecida, do presidente da Câmara de Vereadores de Mesquita, André Taffarel, o representante da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, Hélcio Eustaquio Ruzzi, Márcio Rodrigues, superintendente estadual da Pessoa com Deficiência, além de representantes das empresas Niely, Universo Digital, entre outras e da palestrante Simone Souza, da Simetria Recursos Humanos.

Segundo a coordenadora da Cordef, a meta da campanha é alcançar o maior número de comerciantes da região com orientações e informações aos empresários. “O próximo passo é visitar os centros comerciais dos 13 bairros de Mesquita e conscientizar os empresários de que o deficiente físico pode sim desempenhar com qualidade o serviço assim como qualquer outro trabalhador. É preciso derrubar a barreira entre o empregador e um deficiente, que precisam ser tratados por sua capacidade profissional e não por sua deficiência”, afirma Neide Aparecida.

O município de Mesquita vem se destacando em toda Região Metropolitana como um dos pioneiros em ações voltadas para os deficientes físicos. De acordo com o prefeito, todos os equipamentos públicos da cidade estão sendo adaptados com acessibilidade integral aos portadores de necessidades especiais. “Os equipamentos públicos, como escolas, secretarias e até o prédio da prefeitura, além das calçadas e ruas estão sendo projetadas para oferecer maior locomoção aos deficientes, inclusive, com piso tátil para deficientes visuais. Mas não basta apenas o poder público atuar. É preciso que os empresários se sensibilizem dispondo de mais vagas no mercado de trabalho”, ressaltou Artur Messias.

A gráfica Universo Digital, de Mesquita, foi uma das primeiras a aderir à campanha e já iniciou obras para adaptar deficientes físicos em sua loja matriz. “Estamos construindo rampas e banheiros accessíveis para receber dois novos funcionários que serão contratados através da parceria da empresa com a Cordef”, garante Nestor Gaio, diretor executivo e sócio da Universo.

Além da conscientização nas ruas, a campanha terá ainda, no dia 11 de novembro, às 18h, uma sessão de cinema na Sala Zelito Viana, com a apresentação do filme-documentário “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência”. O encerramento do projeto será no dia 18, onde será apresentado um balanço final da campanha. Em seguida, haverá palestras com o senador Lindbergh Farias, a representante da Simetria RH, Simone Souza e o diretor presidente da Universo Digital, Luiz Paiva.











0 comentários:

Postar um comentário