sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mesquita na luta pela inclusão de pessoas com deficiência no trabalho e consumo

FOTOS LUIZ ALAN

Depois de uma semana de palestras e debates com empresários e comerciantes dos principais centros comerciais de Mesquita sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cordef), órgão ligado a Prefeitura de Mesquita, encerrou hoje (18) a campanha “Nós Podemos - Inclusão das pessoas com deficiência no trabalho e consumo”.

A cerimônia de encerramento aconteceu na Sala de Cinema Zelito Vianna, na sede da prefeitura e reuniu comerciantes e empresários da região, como o diretor presidente da Gráfica Universo Digital, Luiz Paiva, Simone Souza, representante da empresa Simetria RH, a coordenadora da Cordef, Neide Aparecida, além de representantes e estudantes da Uniabel, entre outros.

De acordo com Neide Aparecida, entre as principais conquistas obtidas nessa primeira etapa da campanha, que teve inicio último dia 8, está à ampliação da conscientização sobre como melhorar os estabelecimentos para receber os deficientes como consumidores. “Durante essa semana visitamos centros comerciais de 13 bairros de Mesquita e percebemos que ainda existe muito preconceito em ouvir a voz do deficiente. Mas é importante destacar que demos um grande passo. A primeira etapa da campanha se encerra hoje, mas nossa luta continua. Nosso conselho irá avaliar todas as questões para aplicar na prática todas as propostas debatidas durante essa última semana”, afirma a coordenadora da Cordef.

A empresa Universo Digital, com sede em Mesquita, é uma das pioneiras a aderir à campanha. Através da parceira com a Corderf, a empresa está adaptando seu parque gráfico, com banheiros e área de alimentação no primeiro piso para atender consumidores portadores de deficiência e também dois funcionários cadeirantes que serão contratados pela gráfica nos próximos meses. “Eles são pessoas eficientes e não deficientes. A Universo Digital está apenas fazendo sua função como empresa, que é oferecer condições para seus funcionários, sejam eles cadeirantes ou não. Estamos à disposição e abraçamos essa causa com orgulho”, garante Luiz Paiva.

0 comentários:

Postar um comentário