quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mesquita promove fórum regional sobre saúde mental

Foi realizado hoje (24), em Mesquita, mais uma reunião com os membros do Fórum Regional de Saúde Metal da Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro, que engloba os municípios de Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Queimados e Seropédica.

O encontro, realizado na Sala de Cinema Zelito Viana, na sede da Prefeitura, reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes das cidades da Metro I, a coordenadora do programa de Saúde Mental de Mesquita, Cátia Cristina Lima, representantes do Governo do Estrado, entre outros.
Entre as principais temáticas debatidas durante a reunião, realizada uma vez por mês em cada um dos municípios participantes, está à criação de mecanismos para viabilizar a retirada de pacientes mentais internados há mais de um ano em hospitais. “A proposta é encaminhar esses pacientes internados em longa data para moradias assistidas pelos governos municipais ou para o retorno de seus familiares. Através dessas reuniões são debatidas e criadas novas ações através de troca de experiências intermunicipais”, afirma a coordenadora de Mesquita.

O município possui hoje três equipamentos públicos que atendem pacientes com problemas mentais, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para adultos, o Caps para tratamento de álcool e drogas e o Ambulatório de Saúde Mental. Atualmente, segundo dados do Programa Municipal de Saude Mental, existem seis pacientes de longa duração (internados há mais de um ano) em hospitais públicos do Estado.



0 comentários:

Postar um comentário