terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mesquita forma 110 alunos no Programa Brasil Alfabetizado

Fotos: Semed


A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realiza nesta quarta-fera, dia 30, a formatura de 110 alunos do Programa Brasil Alfabetizado. A formatura acontece às 19h, no auditório da escola Municipal Rotariano Arthur Silva, que fica na Rua Paraná, nº 443, Centro.

O Programa Brasil Alfabetizado tem como proposta alfabetizar jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que tiveram direito ao acesso ou permanência a educação básica na idade adequada, previsto no artigo 208 da Constituição Federal, que garante o direito ao Ensino Fundamental em todas faixas etárias.

O programa foi iniciado em Mesquita em 2006 e conta com alfabetizadores populares que cadastram os alunos, ministram as aulas durante oito meses e encaminham os já alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. Além disso, o programa possibilita a acessibilidade ao letramento, ajuda os alfabetizados a vencerem a barreira do preconceito do analfabetismo, resgata a cidadania e contribui para a inclusão destas pessoas na sociedade.

De acordo com a gestora do projeto em Mesquita, a professora Elisângela Bernardes, “o trabalho desenvolvido pelas alfabetizadoras tem uma grande contribuição na mobilização de pessoas humildes que, apesar da idade avançada, não medem esforços para garantir o seu direito à educação e à cidadania”, destaca Elisângela.

0 comentários:

Postar um comentário