sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mesquita investe na qualidade e segurança do trânsito

Fotos: J.C. Marinho


A cidade de Mesquita, apesar de ser a mais nova do Estado do Rio de Janeiro, tendo completado recentemente 12 anos de emancipação político-administrativa, vem investindo em melhorias e adaptações que a colocam entre as cidades desenvolvidas da região metropolitana. O município que já nasceu de médio porte, tendo mais de 168 mil habitantes (dado IBGE-CENSO 2010) com uma área urbana de 14,13 quilômetros quadrados, está investindo pesado no trânsito.
No último dia 20, a secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans) ativou oito pardais eletrônicos nos pontos com maior ocorrência de acidentes. E para completar o serviço, estão sendo instalados novos sinais de trânsito, compostos por uma moderna tecnologia com contador de tempo digital, que orientam pedestres e motoristas sobre o tempo que resta para o sinal abrir e fechar, além de serem compostos de lâmpadas de “led”, que economizam energia elétrica e possuem maior durabilidade. Isso porque esse novo tipo de semáforo pode levar até três anos para passar por alguma manutenção, enquanto o de lâmpada comum tem uma vida útil média de seis meses.

Os novos semáforos já foram instalados ao longo da Avenida Costa e Silva e na Avenida Getúlio de Moura, totalizando cinco novos equipamentos. De acordo com a Setrans, em um prazo de quinze dias outros três semáforos de “led” serão colocados na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Escola Estadual Castelo Branco, em Juscelino; Avenida Celso Peçanha, em frente à Escola Municipal Santos Dumont; e na Avenida Almirante Batista das Neves, em frente à Escola Municipal Genair Gabriel, na Chatuba. “Nosso objetivo é diminuir consideravelmente os índices de acidente, aumentando a segurança no trânsito tanto para motoristas quanto para os pedestres”, afirmou o subsecretário da Setrans, Amilton Cordeiro.
Para o motorista Sérgio Santos, de 52 anos, que passou pela Rua Adão, próximo a Avenida Presidente Costa e Silva, a mudança é favorável. “Achei ótimo. Passei aqui agora e me deparei com esse sinal enorme e luminoso. Certamente, nos dará mais segurança”, disse o morador do bairro Santa Terezinha. Já Daniele Lima, 31, que pela primeira vez passava pelo viaduto de Mesquita, a novidade é interessante. “Esse sinal facilita a visão do motorista. É bom saber com exatidão de tempo que o trânsito vai abrir e fechar", comentou a moradora de Austin, em Nova Iguaçu.



0 comentários:

Postar um comentário