segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mesquita terá cotas para negros e indígenas em concursos públicos

FOTO: LUIZ ALAN

A luta pela igualdade racial em Mesquita ganha mais uma conquista. O Prefeito da cidade, Artur Messias, autorizou o decreto de lei que garante a candidatos negros e indígenas 20% de cotas de vagas em concursos públicos no município. A publicação foi feita hoje (21) no diário oficial do município e passará a valer para os próximos concursos no município.
De acordo com o coordenador da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial de Mesquita (Compir), Alexandre do Nascimento, a conquista é um passo importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltados para valorização racial. “Essa é uma luta de muitos anos. O sistema de cotas é adotado por grande parte dos municípios brasileiros e é um direito garantido por lei. Com a cota, a cada cinco pessoas aprovadas em qualquer concurso público em Mesquita, uma terá que ser negra ou de descendência indígena”, afirma Alexandre.
Para comemorar a aprovação do decreto e o Dia da Consciência Negra – celebrado no dia 20 de novembro -, uma grande festa foi realizada no último sábado, reunindo mais de 100 pessoas na sede da Associação Caboverdeana de Mesquita, no bairro de Maria. A ocasião comemorou também o 50º aniversário da associação e o lançamento da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher, projeto desenvolvido pela Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher de Mesquita (Comdim), parceira da Compir, órgão ligado a Secretaria de Mobilização Social e Integração Governamental (Semosig).
Durante o evento, que contou com a presença do cônsul de Cabo Verde no Brasil, Luis Sales, o conselheiro de Cabo Verde, Pedro Antônio, o secretário da Semosig, Jessé Dutra, além de militantes do movimento negro de Mesquita, entre outras autoridades, foram realizadas diversas atividades culturais e apresentações artísticas, show com o grupo de dança Caboverdeana, o grupo de reggae, Anncesthrays, Teresa Onan, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário