sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Artur Messias e Sérgio Cabral entregam 144 apartamentos na Chatuba


 
FOTOS LUIZ ALAN

A prefeitura de Mesquita foi palco hoje, dia 17 de novembro, da entrega oficial de 144 apartamentos para famílias carentes retiradas das margens do Rio Sarapuí, em Mesquita. A construção do Empreendimento Roldão Gonçalves foi através do Programa Nossa Terra – PAC Projeto Iguaçu que desde 2007 realiza obras de dragagem dos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu, para acabar com os alagamentos provocado pelas fortes chuvas.

O evento teve início na sala Popular de Cinema Zelito Viana, na sede da prefeitura, com o seminário de apresentação das novas diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida 2, onde 48 municípios do Estado do Rio de Janeiro assinaram o termo de adesão ao projeto. A cerimônia foi liderada pelo prefeito Artur Messias, e contou com a presença do vice-prefeito Paulo Paixão; a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Nelma Tavares, o presidente da Câmara de Vereadores de Mesquita, André Taffarel, o prefeito de Nova Friburgo, Sergio Xavier, e da diretora do departamento de produção habitacional da secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, que apresentou as estratégias de implementação do Programa Minha Casa Minha Vida aos participantes.

Após a palestra, os apartamentos foram entregues para as famílias, com a presença do Ministro das Cidades, Mário Negromonte, que representou a presidenta Dilma Rousseff; governador do Estado do Rio e seu vice, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, respectivamente; a presidenta do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos; o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; o secretário Estadual de Habitação, Rafael Picciani; o deputado estadual Zaqueu Teixeira, além dos prefeitos e representantes das cidades de Angra dos Reis, Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macabu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Japeri, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Queimados, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Seropédica, Tanguá, Teresópolis, Três Rios, Valença e Volta Redonda.

Todos os novos moradores do Empreendimento Roldão Gonçalves acompanharam a entrega das chaves e escrituras, assim como Daniele Pinto, beneficiada com o apartamento 404, do bloco 5. Junto com seus cinco filhos e marido, eles não veem a hora de se mudar. “Antes eu não dormia pois, vivia em uma casa condenada pela Defesa Civil na beira do rio. Hoje é um dia de glória. Estou feliz demais pois ganhei uma casa próximo ao Centro da cidade, segura e confortável. Agora meus filhos não terão mais problemas de doença de pele, como era comum antigamente”, comenta.

O prefeito Artur Messias comemorou a possibilidade de erradicar as enchentes no seu município. “A retirada das famílias ribeirinhas possibilita a dragagem dos rios. Com as margens desobstruídas, através do Projeto Iguaçu, a água dos rios deixa de entrar nas residências”, destacou Artur Messias. Já o governador Sérgio Cabral anunciou as futuras conquistas do programa. “Com o Minha Casa Minha Vida 2, serão mais dois milhões de novas residências em todo Brasil, onde o Rio de Janeiro será beneficiado com 76 mil unidades fora da capital. Certamente, estamos presenciando aqui uma verdadeira transformação social”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário