quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mesquita realiza entrega de 18 viaturas

                                                             Fotos: (J.C.Marinho)
A Prefeitura de Mesquita realizou hoje, dia 31, a entrega das 18 viaturas que o município recebeu do Governo do Estado. A frota foi entregue para as secretarias de Defesa Civil (Semdec), Transporte e Trânsito (Setrans) e Guarda Municipal (GCMM), em uma cerimônia noPaço Municipal.

Entre as autoridades presentes, se destacaram o prefeito e o vice-prefeito de Mesquita, Artur Messias e Paulinho Paixão, respectivamente; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, André Taffarel; secretário de Defesa Civil, Capitão Sebastião Ferreira Alves; comandante da Guarda Municipal, Major Sérgio Barbosa e o secretário de Trânsito e Transporte, Celso Almeida Netto, além de todo o secretariado do município. “Hoje é concreto que a cidade cresceu graças as parcerias que buscamos com o ex-presidente Lula, o governador Sérgio Cabral, e agora com a presidenta Dilma”, disse o  presidente da Câmara Municipal, André Taffarel. Já o vice-prefeito destacou a importância que os equipamentos trazem para a cidade. “Nossa cidade vem crescendo de forma significativa, independente de morar em Mesquita ou não, as pessoas têm cada vez mais orgulho desse nosso lugar”.
 Segundo o prefeito Artur Messias, dois dos 18 veículos recebidos pelo município, serão encaminhados para a Coordenadoria Municipal de Direitos da Mulher (Comdim) dando suporte a demandas da coordenadoria e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam), atuando em fiscalizações ambientais.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mesquita participa pela 8° vez do Dia do Desafio

O desafio está lançado em Mesquita. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), realiza nesta quarta-feira (30/05), o Dia do Desafio. O evento acontece toda última quarta-feira de maio em todo o mundo, e as cidades participantes competem de forma simbólica, onde o vencedor é o município que consegue inserir o maior número de pessoas no projeto.
 
Mesquita participa pelo 8° ano do evento que tem como objetivo incentivar a população a prática permanente das atividades físicas por no mínimo 15 minutos. Durante toda a quarta-feira vários pontos da cidade participam do desafio. Os interessados devem escolher um dos horários e pontos em que as atividades físicas serão realizadas.
 
Diversos pontos da cidade serão contemplados com o Dia do Desafio. De acordo com a Semctel, o objetivo é que munícipes de todos os bairros participem do evento. No paço municipal, localizado na Rua Arthur Oliveira Vecchi, n° 120, Centro, as atividades começam às 8h. Na Vila Olímpica de Mesquita, que fica na Avenida Baronesa de Mesquita, s/nº, em Cosmorama, o projeto terá início às 7h com aulas de hidroginástica e ginástica localizada. Em seguida, haverá torneios de futebol de campo e futsal, além de aulas de karatê, judô e taekwondo no período da tarde. O desafio também acontece nas praças de Santo Elias e Santa Terezinha, com aulas de ginástica e na Praça da Telemar com futebol, todos pela manhã. Quem quiser ficar no centro da cidade, na sede da Semctel, haverá aula de balé, às 15h.

Mesquita realiza plantio de árvores nas calçadas

Com o objetivo de arborizar o município e incentivar a população a se comprometer com o cultivo de espécies plantadas, a Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semuam), realiza semanalmente, o projeto Mesquita Mais Verde, que consiste no plantio de árvores de pequeno porte nas calçadas da cidade.

Além de promover uma conscientização acerca da preservação do meio ambiente, desde seu lançamento, em janeiro deste ano, 209 mudas já foram plantadas nos bairros de Juscelino, Coréia e Centro. A proposta de plantio é feita aos moradores pelos agentes ambientais que realizam visitas de segunda a quinta-feira, cadastrando os interessados em cultivar uma ou mais mudas. Os cadastros são encaminhados para a Semuam, onde o plantio é destinado para a Divisão de Arboricultura da secretaria, todas as sextas-feiras.

A engenheira florestal Josie Almeida, responsável pela execução do plantio, estima que até o final de 2012, 50% dos bairros de Mesquita sejam visitados para alcançar a meta de 1000 mudas plantadas. Os mesquitenses interessados em participar do projeto, podem entrar em contato nos telefones 2696-1841 ou 2696-1065 e solicitar uma visita.

Fórum debate desempenho das escolas em Mesquita


Fotos: J.C.Marinho
Com objetivo de apresentar o levantamento dos índices 2010/2011 de desempenho das escolas da rede municipal de Mesquita e gerar novos propostas para ampliar as ações dentro das unidades, a Prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta terça-feira (29) o Fórum Ampliado de Diretores. O encontro, voltado para as equipes pedagógicas das 33 escolas da rede, formada por diretores, orientadores educacionais, coordenadores e supervisores, reuniu cerca de 100 participantes no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur da Silveira, no Centro.

Os índices foram apresentados pela secretária de Educação de Mesquita, Maria Fátima de Souza, com base no último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) feito durante o senso 2010/2011. O estudo levantou dados da rede escolar municipal com índices de aprovação, reprovação, transferência, evasão escolar e matriculas.

Um dos principais avanços mostrados no senso está o crescimento da educação infantil em Mesquita. Segundo os dados, entre 2010 a 2011 o setor teve um desenvolvimento de quase 40%, subindo de 1.577 alunos matriculados em 2010 para cerca de 2 mil no ano passados. “Os dados mostram que os trabalhos realizados nos últimos anos trouxeram para educação em Mesquita um grande avanço. Esse fórum nos ajuda a refletir sobre como melhorar ainda mais e ajustar as problemáticas com propostas que serão posteriormente debatidas com os professores de cada escola no Centro de Estudos, realizado a cada mês pelas unidades”, afirma a secretária.

Mesquita vacina servidores municipais contra gripe

Fotos: J.C.Marinho
A Prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu na manhã do dia 29, na sede administrativa da prefeitura, na Dinâmica, em Rocha Sobrinho, mais um mutirão de vacinação contra gripe. Essa é a segunda campanha realizada esse mês e teve como objetivo imunizar os servidores municipais contra os vários tipos do vírus doença, inclusive Influenza A (H1N1).

De acordo com dados da Semus, ao todo foram imunizados mais de 300 servidores nos dois mutirões, o primeiro realizado no último dia 22, na sede da prefeitura, no Centro.

Em Mesquita a vacinação contra a Gripe é direcionada para todas as faixas etárias e foi prorrogada até o dia 1º de junho, próxima sexta-feira, quando também termina a 14º Campanha Nacional contra Gripe. A meta, segundo a Semus, é imunizar 80% do público alvo da campanha, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Até agora a campanha já alcançou 73% da população mesquitense.

A campanha em Mesquita envolve 25 postos de saúde municipais, que funcionarão das 8h às 17h. Vale ressaltar que a vacinação não é indicada para quem tem alergia à proteína de ovo, um dos componentes da vacina e também portadores de doenças neurológicas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações, que podem ser pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflação nos brônquios (bronquite). A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em todo o mundo. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta, algo em torno de 600 milhões de pessoas.




Mesquita participa do lançamento do Plano de Resíduos da Construção Civil

Fotos: J.C.Marinho
Na próxima quinta-feira, dia 31, o prefeito de Mesquita, Artur Messias, irá participar do lançamento oficial do “Plano Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil”, que faz parte do projeto “Entulho Limpo”, do governo Estadual e tem como objetivo acabar com a prática de depósitos irregulares de entulhos e restos de obras nas ruas e terrenos baldios, como a criação, por exemplo, de Ecopontos (locais preparados para armazenagem e distribuição correta dos resíduos da construção civil). Além de Mesquita também participarão no lançamento outros cinco chefes do Poder Executivo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti, que fazem parte do projeto.

Durante o evento, realizado no salão do Centro de Eventos de Nilópolis (Concha Acústica), na rua José Martins, s/n, no bairro de Frigorífico, em Nilópolis, os prefeitos assinarão também o “Protocolo de Intenções”, que prevê a colocação na prática do projeto nas seis cidades participantes. De acordo com o coordenador do Plano, Jorge Pinheiro, da Secretaria Estadual do Ambiente (Sea) após a assinatura o documento será enviado pelos prefeitos as Câmara Municipais para aprovação de uma lei municipal que autoriza a instalação de Ecopontos. “Esses locais serão construídos especialmente para que a população possa depositar entulhos e restos de obras. As prefeituras ficarão responsáveis pela triagem desse material com a separação e posteriormente a venda para entidades e empresas especializadas. O plano atende à nova legislação nacional e organiza a gestão e o fluxo dos resíduos, além de possibilitar soluções para materiais em grandes quantidades e resíduos de reserva, como pneus, lâmpadas, pilhas, entre outros, que podem ser aproveitados pela coleta seletiva com a geração de renda dos catadores”, afirma o Pinheiro.


O Plano foi elaborado através da criação de um grupo com representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos seis municípios da Baixada Fluminense. Denominado de Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos o grupo iniciou o plano em 2010. A ideia é que sejam construídos 107 Ecoponto para entrega voluntária da população dos resíduos, sendo que cada município irá determinar os locais estratégicos para instalação. Os Ecopontos serão divididos em cinco subsetores separados para Coleta Seletiva, sala de funcionários, madeira e podas, concreto e alvenaria e resíduos volumosos e leves. O projeto prevê ainda a determinação de seis áreas de triagem e transbordos para suporte das prefeituras. “A meta é fazer com acabe de vez essa pratica em jogar entulhos nas ruas. O morador não terá mais desculpas para jogar resto de obras na rua e esperar a prefeitura ir buscar. Será uma responsabilidade compartilhada entre a prefeitura, população e construção civil”, ressaltou o coordenador do plano.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Mesquita ganha novas viaturas

                                                                   Foto: (J.C.Marinho)                                                    
 O município de Mesquita recebeu hoje (28), do Governo do Estado do Rio, 18 novas viaturas que irão reforçar a frota de veículos oficiais da Guarda Municipal e Defesa Civil. Os carros fazem parte da primeira leva do 5º lote de 169 viaturas doadas a nove prefeituras da Baixada Fluminense. Além de Mesquita foram contemplados os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapirimirim, Itaguaí, Japeri, Nilópolis, Paracambi e Seropédica.
A cerimônia de entrega foi realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), no bairro de Sulacap, aonde também aconteceu à formatura dos 470 novos soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ).  
Para o Prefeito Artur Messias, que esteve presente durante a cerimônia, com a nova frota o município poderá ampliar o número de atendimentos, vistorias, rondas e fiscalizações auxiliando o trabalho dos agentes nas ruas. “Atualmente Mesquita conta com uma frota de seis veículos e duas motos. Mesmo com esse número conseguimos atingir todos os bairros da cidade. Com o aumento da frota o trabalho nesses três setores municipais de segurança (guarda, defesa civil e trânsito) ficará muito mais ágil, beneficiando diretamente a população”, afirmou Artur Messias.
Também participaram da solenidade de entrega, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Eri Ribeiro, representando o governador do Rio, Sérgio Ca3bral, Sebastião Ferreira Alves, capitão da Defesa Civil de Mesquita, além de agentes da Guarda Municipal de Mesquita, entre outros.
Do total de veículos adquiridos por Mesquita, 14 são Gols e quatro Blazer. A nova frota foi apresentada à população durante um desfile que circulou por diversos bairros na tarde de hoje. “É muito bom saber que a população poderá contar agora com esse reforço de novas viaturas. Em muitos casos a agilidade no atendimento é fundamental, principalmente quando precisamos da Defesa Civil com urgência para alguma vistoria no imóvel ou outra ação. Mesquita cada vez mais cresce e ganha a importância que merece”, disse orgulhosa a dona-de-casa, Maria de Albuquerque da Silva, de 45 anos, moradora de Cosmorama. 
 A entrega oficial dos veículos para Guarda, Defesa Civil e Secretaria de Trânsito de Mesquita será feita na próxima quinta-feira, dia 31, durante uma solenidade que será realizada no Paço Municipal, em frente a Prefeitura de Mesquita, no centro. No evento, aberto ao público, haverá a apresentação de bandas escolares e atrações culturais. A cerimônia acontece a partir das

Mesquita encerra homenagem do Dia das Mães


                                                         Foto: (J.C.Marinho)
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), encerrou hoje (23/05), as comemorações do Dia das Mães. O último encontro foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Rocha Sobrinho.
Cerca de 480 pessoas participaram da festa que foi embalada pelo cantor Roberto Leal; além da apresentação de Hip Hop dos alunos do Projovem Adolescente e declamação de poema com crianças do grupo Sócio educativa. Também foram distribuídas cestas básicas e lanches para as famílias cadastradas.
Para a secretária da Semas, Márcia Brandão, as mães merecem ser homenageadas. “A maioria das mulheres chefiam suas famílias e nossa função é fortalecer essas organizações, dando o apoio necessário para as mulheres. Com os encontros, elas se sentem valorizadas e com a autoestima alta”, comenta a secretária.  Para Maria Aparecida, 37 anos e moradora de Rocha Sobrinho, esse evento é importante para as mães. “Ficamos em casa cuidando dos filhos e sobra pouco tempo para a diversão. Esse encontro é uma maneira nos incentivar. É muito bom”, conclui. A festa foi realizada em todos os sete Cras de mesquita, beneficiando mais de 2 mil pessoas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mesquita reúne mais de mil pessoas em busca de emprego


Fotos: J.C.Marinho

A “Caravana do Trabalho” arrastou uma verdadeira multidão nesta quinta-feira (24) em Mesquita. A atividade que foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas), em parceria com Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SeTrab), levou cerca de mil pessoas ao Paço Municipal.

Além de um posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine), três empresas de recursos humanos estiveram em frente a prefeitura, das 9h às 14h, recebendo e cadastrando currículos. Quem não tinha carteira de trabalho, também teve a oportunidade de retirar a primeira e segunda via do documento.
 
Para a secretária da Semas, Márcia Brandão, o sucesso do evento retrata os primeiros resultados no investimento da secretaria no setor de trabalho. “Nossa grande dificuldade era conquistar resultados no setor de trabalho. No final do ano passado, intensificamos nossos esforços para essa pasta com o objetivo de alcançar conquistas duradouras. Pois o emprego significa a emancipação o usuário dos serviços assistências”, garante. Já o coordenador de Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais da Semas, Marcos Vinícius do Espírito Santo, espera que a parceria seja realizada mais vezes. “Meu objetivo é trazer esse evento todo mês para Mesquita”, comenta.

A “Caravana do Trabalho” reuniu um público misto, entre jovens a procura do primeiro emprego e pessoas com grande experiência de mercado, como a moradora da Vila Emil, Jane Gomes, de 47 anos. “Tenho muita experiência com departamento pessoal e telemarketing. Trabalhei cerca de 25 anos em uma rede bancária. Espero que toda minha experiência me ajude a conseguir uma nova colocação”, disse. Já Anderson Gonçalves, 26, estava a procura de uma vaga específica. “Estou desempregado há dois meses e quando soube essa evento vim em busca de uma vaga de frentista. Estou acreditando que vou sair daqui empregado”, afirmou o morador da Chatuba.

Mesquita promove II Seminário contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Mesquita está na luta contra os crimes de abuso e exploração sexual na infância e adolescência. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) realiza no próximo dia 25 (sexta-feira) das 13h às 17h, o II Seminário de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, o evento acontece no auditório Apolônio de Carvalho, na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho. A atividade objetiva possibilitar aos participantes uma reflexão acerca das questões que atingem a todos os profissionais que atuem direto ou indiretamente com crianças e adolescentes.

Estarão presentes na atividade o prefeito da cidade, Arthur Messias; a secretária da Semas, Márcia Brandão; o delegado da 35ª Delegacia Policial de Mesquita, Júlio da Silva Filho, além da sociedade civil.

Mesquita implanta projeto de Educação Ambiental em mais duas escolas do municipio

A prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inclui as escolas municipais Presidente Castelo Branco e Rotariano Arthur Silva no Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar – Formando Elos de Cidadania, iniciado este mês na cidade.

O projeto visa a capacitação de 10 profissionais da educação e 60 alunos das escolas participantes através de encontros, onde haverá discussões, fóruns e dinâmicas acerca das regiões hidrográficas e gestão participativa; Floresta Atlântica e os desafios socioambientais; práticas de comunicação sócio ambiental; diagnósticos socioambientais participativos; Agenda 21 na escola, além de outros assuntos relacionados a educação ambiental e a forma como o tema é tratado dentro da sala de aula.

O programa é acompanhado pela Tutoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a aula inaugural contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc. Durante os próximos encontros, serão realizados fóruns com os professores que tem a missão de elaborar nas escolas, o diagnóstico e a publicação da Agenda 21 Escolar.

Além das unidades recém incluídas, já fazem parte do projeto as escolas municipais Ernesto Che Guevara, Vereador Américo dos Santos e Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, totalizando cinco unidades escolares participantes em Mesquita. Agenda 21 é um conjunto de resoluções adotadas na Conferência Internacional Eco-92 organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) realizada no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de junho de 1992. Seu objetivo é conciliar o crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PM é sepultado em Mesquita com honras militares

Foto: J.C. Marinho

Foi sepultado na manhã de hoje (22/05), no cemitério Jardim da Saudade de Mesquita, o sargento PM Luciano Salles. A cerimônia com honras militares contou com a presença do prefeito, Artur Messias; do vice-prefeito, Paulinho Paixão; do presidente da Câmara de Vereadores, André Taffarel; do Comandante do 15º BPM, Ten. Cel. PM Marcos Antônio Lemos, responsável pelo batalhão onde Luciano Salles era lotado; do Comandante do 20º BPM, Marcos Borges, além de centenas de pessoas entre familiares e amigos, que prestaram as últimas homenagens ao jovem de 35 anos. Luciano era segurança do prefeito Artur Messias há sete anos e foi morto ontem, em uma tentativa de assalto em Mesquita.

Mesquita implanta projeto de Educação Ambiental em mais duas escolas do municipio

A prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inclui as escolas municipais Presidente Castelo Branco e Rotariano Arthur Silva no Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar – Formando Elos de Cidadania, iniciado este mês na cidade.

O projeto visa a capacitação de 10 profissionais da educação e 60 alunos das escolas participantes através de encontros, onde haverá discussões, fóruns e dinâmicas acerca das regiões hidrográficas e gestão participativa; Floresta Atlântica e os desafios socioambientais; práticas de comunicação sócio ambiental; diagnósticos socioambientais participativos; Agenda 21 na escola, além de outros assuntos relacionados a educação ambiental e a forma como o tema é tratado dentro da sala de aula.
 
O programa é acompanhado pela Tutoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a aula inaugural contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc. Durante os próximos encontros, serão realizados fóruns com os professores que tem a missão de elaborar nas escolas, o diagnóstico e a publicação da Agenda 21 Escolar.
 
Além das unidades recém incluídas, já fazem parte do projeto as escolas municipais Ernesto Che Guevara, Vereador Américo dos Santos e Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, totalizando cinco unidades escolares participantes em Mesquita. Agenda 21 é um conjunto de resoluções adotadas na Conferência Internacional Eco-92 organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) realizada no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de junho de 1992. Seu objetivo é conciliar o crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente.

Mesquita gera oportunidades de trabalho

Quem busca oportunidade para um novo emprego não pode perder a “Caravana do Trabalho”, que acontece nesta quinta-feira, dia 24 de maio, a partir das 9h, em frente a Prefeitura de Mesquita. O evento é uma parceria da Prefeitura com a Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais (GOES) e da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SeTrab).

Durante todo o dia serão oferecidos cadastros para emprego; emissão de carteira de trabalho; exposição de artesanato local e inscrição para cursos profissionalizantes. Os interessados, devem levar documentação pessoal, como identidade, CPF e comprovante de residência. A prefeitura fica localizada na Rua Arthur Oliveira Vecchi, n° 120, Centro – Mesquita.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mesquita faz festa para mães dos Cras de Juscelino

Foto: J.C.Marinho
Ainda no clima pelas comemorações do Dia das Mães, celebrado no último dia 13 de maio, a Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho promoveu hoje (16) mais um evento “Encontro das Famílias do Cras/Dia das Mães”, em homenagem as mamães atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Desta vez a festa, realizada na quadra esportivo do Tênis Clube de Mesquita, no Centro, homenageou as mães do Cras de Juscelino.

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, que contou com apresentações culturais com as crianças do Cras Juscelino, sorteio de brindes e distribuição de presentes. “Como dia das mães é todo dia, temos que comemorar cada vez mais. A atenção que a prefeitura nos dá através dos serviços oferecidos pelo Cras é importante para muitas mães, pois algumas que sustentam própria família e precisam muito dessa ajuda”, afirma a dona-de-casa Suelen da Silva, de 35 anos.

O projeto Encontro das Famílias do Cras/Dia das Mães vem acontecendo deste o último dia 9 em todos os sete Cras de Mesquita. Já receberam a festa as mamães dos Cras da Chatuba, Banco de Areia, Santa Terezinha e Edson Passos. O próximo evento acontecerá no dia 22 para as mães do Cras Jacutinga, no Ciep Padre Nino Miraldi, em Jacutinga e no dia 23, encerrando as comemorações, a festa será no auditório da Dinâmica, em Rocha Sobrinho para as mães atendidas pelo Cras de Rocha Sobrinho. As festas acontecem a partir das 14h.

Mesquita forma 33 alunos no Cras de Jacutinga


Fotos: J.C.Marinho

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Tecnologia de Informação (CDTI), realizou nesta quinta-feira (17/05), a formatura de 33 alunos do curso de informática básico e avançado do Cras de Jacutinga.
A formatura reuniu a coordenadora do Cras de Jacutinga, Luciana Mendes; a professora de informática Carla Peres e representantes da Coordenadoria de Tecnologia de Informação. Para Luciana, o resultado do curso é um sucesso. “O curso alcança diversas faixas etárias, fico satisfeita em ver o número de idosos participantes crescendo”, afirma. Para o aluno Carlos de Cerqueira de 61 anos, esse número crescente só é possível através dos cursos oferecidos. “Foi uma excelente oportunidade dada pelo Cras. Eu não sabia nada, agora estou capacitado para usar um computador”. Comenta o aluno.

Ao final da formatura os alunos receberam o certificado de conclusão do curso, que teve duração de dois meses, e logo depois confraternizaram com um bolo oferecido pelas alunas do curso de confeiteiro, que também é gratuito.

Homenagem as mães do Cras Santa Terezinha

Fotos: J.C.Marinho
A prefeitura de Mesquita realizou no último dia 16, mais uma festa em comemoração ao Dia das Mães do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na Igreja Evangélica Inova e reuniu cerca de 400 participantes da comunidade de Santa Terezinha.

No evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas), houve homenagens as mães, apresentações culturais das crianças assistidas pelo Cras, sorteio de brindes e serviços de beleza, distribuição de cestas básicas para as famílias e ainda um maravilhoso lanche distribuído para todos os participantes.
Para a secretária da Semas, Marcia Brandão, a festa está excelente. “As mães estão participando e entendendo o nosso ideal que é a valorização da mulher através dessas homenagens”, disse. A mãe, Marinete Lima Leite, de 49 anos, confirma o sucesso do evento. “Essa homenagem é uma força a mais para nós que batalhamos tanto pela educação e criação dos nossos filhos. Estou achando tudo muito bom”, concluiu.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atividades de artes marciais em Mesquita ganham espaço na Revista Baixada do jornal Extra

Confira!


 

Mesquita abre Semana de Conscientização da luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mesquita (Cordef) realizou hoje (14/05), a abertura da Semana de Conscientização da Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Sala Popular de Cinema Zelito Viana, localizada na sede da prefeitura. 

A abertura foi ministrada pela advogada Deborah Prates, que é deficiente visual e faz parte da comissão de acessibilidade da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro, onde explicou aos presentes sobre a escolha do tema “Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: Novas perspectivas e desafios” que será o eixo das discussões da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcada para o dia 16 de maio, das 8h às 17h, no Auditório Apolônio de Carvalho, na Av. Coelho da Rocha, n° 1426, Rocha Sobrinho.

Festa nas escolas de Mesquita


Fotos: J.C.Marinho
O fim de semana das mães foi especial nas unidades escolares de Educação Infantil da rede de ensino de Mesquita. No sábado, dia 12, foram realizadas diversas atividades em comemoração ao Dia da Família na Escola. A ideia de aproveitar a comemoração no sábado foi para viabilizar a participação dos pais e permitir que as famílias conheçam de perto o trabalho dessas unidades. No CEMEI Vereador Nilo Dias Teixeira, na Chatuba, os parentes e amigos dos alunos puderam conferir trabalhos como os que celebram o centenário de Luiz Gonzaga, inspirados na literatura de cordel. “Para evitar constrangimento aos alunos que, por alguma razão, não são criados pelas mães, comemoramos o Dia da Pessoa Especial. Ou seja, aquela que é a cuidadora, que cria, que dá amor”, explicou a diretora Fátima Maria Theodoro Rael da Silva.
No CEMEI Vereador Nilo dias Teixeira – que atende crianças de 4 meses a 3 anos –, as famílias puderam desfrutar de oficinas de maquiagem, prancha no cabelo e sobrancelhas. Além disso, as mulheres ganharam também uma cortesia e corte mais escova do Instituto Embeleza, localizado no município de Nilópolis. “Recebemos por volta de 100 pessoas e todas aproveitaram nosso almoço, bolo e lanche”, disse a diretora, que recebeu a visita da chefe do Cerimonial da Prefeitura de Mesquita, Cristina Pelinca, que representou o prefeito Artur Messias ao lado da irmã, Cristiane. Além delas, compareceram também as coordenadoras de Educação Infantil da SEMED Andréa Dutra e Ludimila Fernandes. Também contaram com atividades as unidades de Educação Infantil relacionadas abaixo:
- CEMEI Margarida da Silva Duarte (Chatuba);
- CEMEI Vereador Nilo Dias Teixeira (Chatuba);
- CIEP Municipalizado Padre Nino Miraldi (Jacutinga);
- Creche Municipal Carmem Montes Paixão (Centro);
- Creche Municipal Professora Marlene Peres Costa (Santa Terezinha);
- EMEI Pedrinho (Santa Terezinha);
- EMEI Profª Maria Cândida Poubel (Chatuba);
- E.M. Dr. Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama);
- E.M. Ernesto Che Guevara (Chatuba);
- E.M. Dr. Ely Baiense Vailante (Centro);
- E.M. Hélio Mendes do Amaral (Santa Terezinha);
- E.M. Márcio Caulino (Juscelino);
- E.M. Presidente Castelo Branco (BNH);
- CEMEI Paulo Freire (Banco de Areia);
- Escola Municipalizada Professor Quirino.



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mesquita forma 53 alunos de informática no Cras

Foto: J.C.Marinho
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CDTI), realizou nesta quinta-feira, dia 10, a formatura de 53 alunos matriculados no módulo básico I de Windows, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Juscelino.

A formatura reuniu familiares e amigos dos alunos e contou com o apoio da equipe responsável pelo curso, que teve duração de 2 meses, no Telecentro de Juscelino. Na oportunidade, além da entrega dos certificados, houve uma confraternização entre os participantes.

Para a coordenadora do Cras Juscelino, Vanessa Constant: “Na atualidade quem não tem conhecimento de informática fica para trás. As oficinas profissionalizantes promovidas pela prefeitura dão à população a oportunidade de ter acesso às ferramentas de informática e isso é muito importante”, ressalta.

A aluna Solange Cristina Pereira, de 52 anos, garante que o curso é muito válido e pretende se inscrever para o próximo módulo. “A iniciativa é muito boa porque dá oportunidade para aqueles que não puderam aprender informática antes e abre portas no campo profissional”, garante.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mesquita promove sete festas para comemorar Dia das Mães

O mês das mães será festejado em Mesquita com eventos preparados com todo o carinho que elas merecem, pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas). Os sete Centros de Referência da Assistência Social da cidade (Cras) realizarão festas para homenagear as mulheres, que hoje são maioria nos atendimentos das políticas de assistência no país.

As comemorações, que acontecem sempre às 14h, tiveram início nesta quarta-feira, dia 9, para as mães do Cras Chatuba. Hoje (10/5), o encontro vai receber as famílias do Cras Banco de Areia no Clube Proletário. Dia 15 (terça-feira), a festa vai ser na Igreja Metodista para as mães do Cras de Edson Passos. No dia 16, é a vez do Cras de Santa Terezinha homenagear suas frequentadoras na Igreja Inova; dia 17 a reunião é no Tênis Clube de Mesquita para o Cras de Juscelino; dia 22, no Ciep Padre Nino Miraldi, que vai reunir as mães do Cras de Jacutinga, e fechando as comemorações, acontece na Dinâmica a festa do Cras de Rocha Sobrinho.

As festas têm o objetivo de proporcionar momentos de descontração e lazer para as mulheres e os membros da sua família. Durante os encontros, os presentes serão agraciados com atividades culturais, e além das homenagens, as mamães ganharão brindes oferecidos pela Semas. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem das atividades.

Menino prodígio do karatê busca mais medalhas para Mesquita


Fotos: J.C.Marinho

A cidade de Mesquita possui uma verdadeira revelação nas artes marciais. O jovem Ramon Pereira, de 13 anos, é morador da Chatuba e luta karatê há seis. Ele vem colecionando dezenas de títulos e como todo atleta de rendimento, o “faixa roxa” conquistou uma verdadeira marca histórica. Ramon conseguiu se classificar para o Campeonato Sulamericano, que acontece em junho, na capital do Peru, em Lima, e também para o campeonato brasileiro, previsto para ser disputado de 13 a 15 de julho, em Vitória, no Espírito Santo.

Ramon é federado, mas a sua luta agora é contra a falta de incentivo. Hoje, em visita a sede da Prefeitura de Mesquita, o karateca foi recebido pelo prefeito, Artur Messias, que lhe ofereceu ajuda. “Meu filho tem participado das competições, mas somos nós da família que pagamos as inscrições. Essas viagens são muito caras, mas sei que meu filho tem futuro. Ele é dedicado e tem muita determinação”, explica a mãe do menino, Ednalva Pereira. Agora, a família está arrecadando verba com objetivo de conseguir o valor necessário para arcar com as despesas das viagens. “O ideal seria conseguir um patrocínio. Sei que Ramon trará excelentes resultados com o devido investimento que um atleta necessita”, finaliza a mãe orgulhosa.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mesquita realiza seminário sobre Alimentação Escolar e Sustentabilidade

Fotos: Luiz Alan 
A Prefeitura de Mesquita promoveu hoje (8) o seminário de abertura da Semana Estadual da Alimentação Escolar, que começa no próximo dia 14 se segue até o dia 18 de maio em todas as 32 unidades da rede municipal da cidade. O encontro, realizado no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silveira, no Centro, teve como objetivo apresentar aos profissionais da área de Educação, Saúde e Meio Ambiente de Mesquita toda programação para Semana, que este ano chega a sua 7º edição em Mesquita e trabalhará com o tema “Alimentação e Sustentabilidade”.

Durante o seminário foi apresentado também um vídeo voltado para o tema e uma palestra sobre Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentabilidade com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar de Duque de Caxias, Regina Oliveira. Participaram ainda do encontro a secretária municipal de Educação, Maria de Fátima, a gerente de alimentação escolar de Mesquita, Simone Souza, Marcos Tharder, diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Kerolly Duarte, diretora do núcleo estadual de colaboração em alimentação e nutrição escolar, a vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Mesquita, Lúcia Cristina, funcionários

A Semana da Alimentação Escolar (SAE) foi criada em 1959 e destaca-se hoje como uma importante estratégia para a promoção da alimentação saudável na escola. Cada município do Rio ficará responsável pela realização das atividades. Em Mesquita a meta é que os 15 mil alunos matriculados na rede sejam beneficiados durante a Semana.

De acordo com Maria de Fátima a ideia é que o projeto sensibilize os jovens para a questão alimentar e a sustentabilidade, tema que será abordado durante a Conferência das Nações Unidades, a Rio + 20. “Cada escola apresentará simultaneamente suas atividades através do material de apoio que foi produzido pela nossa equipe de pedagogos e nutricionistas. O objetivo é que este material possa orientar acerca do tema e propor atividades lúdicas. Assim os estudantes poderão assimilar de forma dinâmica a questão da sustentabilidade e alimentação que será altamente debatida nos próximos meses com a Rio + 20”, garante a secretária de educação.

Entre as atividades previstas durante a Semana da Alimentação Escolar nas escolas de Mesquita estão palestras, atividades nutricionais voltadas para alimentação, produção sustentável, desperdício e reaproveitamento de alimentos, além de ações lúdicas com brincadeiras.




Mesquita resolve problema em ruas de Jacuntiga

Poder público presente e comunidade satisfeita! Acesse o link!
http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/resolvido-problema-em-ruas-do-bairro-jacutinga-em-mesquita/1937733/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mesquita promove curso de Legislação de Trânsito para agentes

A Prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans) iniciou hoje (7) o primeiro curso intensivo de formação e capacitação sobre a Lei Nacional de Trânsito Brasileira, voltado para agentes de trânsito da cidade. Ao todo serão capacitados 38 agentes que receberão aulas de reciclagem em Legislação, Educação, Fiscalização, psicologia e postura. A formação acontece, na Sala de Cinema Popular Zelito Viana, na sede da prefeitura, no Centro, até o dia 9 de maio, próxima quarta-feira.

Além das aulas, os agentes participam ainda de palestras com o advogado e gestor em Legislação de Trânsito, Douglas Carvalho Paiva. De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Celso Almeida Neto, o objetivo do curso é oferecer aos agentes atualizações sobre as normas previstas no Código de Trânsito. “Como a cada ano sempre existe alguma alteração no código de trânsito se faz necessário que os agentes estejam sempre atualizados. Em Mesquita nossos agentes já participaram de cursos promovidos em parceria com outros municípios, mas esse é o primeiro realizado em Mesquita e a idéia é que sejam realizados todos os anos”, garante o secretário. Ao final do curso os agentes farão provas discursivas e os aprovados, receberão diplomas de qualificação.

Mesquita prorroga inscrições do Projovem Urbano

A Prefeitura de Mesquita prorrogou para o dia 15 de junho (sexta-feira) as inscrições do Projovem Urbano. O projeto que terá duração de 18 meses vai oferecer formação no Ensino Fundamental e em cursos profissionalizantes e de informática, além de uma bolsa auxílio de R$100, por mês.

De acordo com a Secretaria de Educação de Mesquita (Semed), o objetivo é atender um número maior de pessoas. Para participar é preciso ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o Ensino Fundamental.

O programa é uma realização da Semed, em parceria com o Governo Federal. Os alunos matriculados poderão optar pelos cursos de Turismo e Hospitalidade ou Atendimento em Saúde. Na área da Saúde o curso será realizado no Colégio Estadual Municipalizado Professor Quirino, em Santo Elias. Ao concluir a formação o aluno estará apto a atuar as funções de auxiliar de administração em hospitais e clínicas; recepcionista de consultório médico e dentário; atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. Já na área de Turismo e Hospitalidade, o curso acontecerá na Escola Municipal Ernesto Che Guevara, na Chatuba, onde o aluno aprenderá as funções de organização de eventos; auxiliar de garçom; recepcionista de hotéis e monitor de turismo local.

A meta do município é atender em 2012 cerca de 300 alunos. Estudantes que já participaram do Projovem em anos anteriores podem participar novamente do programa. O calendário também foi alterado e o início das atividades pedagógicas acontece no dia 18 de junho.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mesquita participa de campanha contra gripe

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia no dia 05 de maio a 14° edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2012 e Gripe, lançada pelo Ministério da Saúde no dia 24 de abril.

O período de vacinação que vai até o dia 25 de maio em diversas Unidades de Saúde de Mesquita é destinado para gestantes, idosos a partir de 60 anos, crianças de dois meses a dois anos, profissionais de saúde, indígenas e detentos.

A Secretaria de Saúde tem como objetivo vacinar cerca de 21.623 pessoas nos 25 postos disponibilizados no município, com atendimento das 8h às 17h.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mesquita abre inscrições para novos membros do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mesquita (CMDCA) abriu esta semana as inscrições para a escolha dos novos membros do órgão. As inscrições vão até o dia 6 de junho (quarta-feira) e os interessados devem se inscrever na sede da CMDCA, que fica na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho, de segunda a sexta, das 10h às 16h30.

Para participar do processo eleitoral, os candidatos devem observar as regras dispostas na Resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) nº 004 de 17 de abril de 2012, publicada em Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura em 27 de abril de 2012. Os conselheiros devem ter idade superior a 21 anos, residir no município há mais três anos, ter experiência comprovada de no mínimo três anos consecutivos de trabalho com criança e adolescente, ensino médio completo, não ter perdido o mandato de conselheiro tutelar por ação judicial ou por decisão do CMDCA, além de obter aprovação em prova de aferição de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Serão eleitos cinco conselheiros, que terão mandato de três anos. As escolhas acontecem após as eleições municipais (7 de outubro), mas sem data definida. Os novos conselheiros serão empossados ainda em 2012. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prefeito Artur Messias é entrevistado pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores

Confiram a entrevista em: http://www.ptrj.org.br/index.php/noticias/85-entrevista-com-o-prefeito-de-mesquita-artur-messias