terça-feira, 8 de maio de 2012

Mesquita realiza seminário sobre Alimentação Escolar e Sustentabilidade

Fotos: Luiz Alan 
A Prefeitura de Mesquita promoveu hoje (8) o seminário de abertura da Semana Estadual da Alimentação Escolar, que começa no próximo dia 14 se segue até o dia 18 de maio em todas as 32 unidades da rede municipal da cidade. O encontro, realizado no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silveira, no Centro, teve como objetivo apresentar aos profissionais da área de Educação, Saúde e Meio Ambiente de Mesquita toda programação para Semana, que este ano chega a sua 7º edição em Mesquita e trabalhará com o tema “Alimentação e Sustentabilidade”.

Durante o seminário foi apresentado também um vídeo voltado para o tema e uma palestra sobre Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentabilidade com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar de Duque de Caxias, Regina Oliveira. Participaram ainda do encontro a secretária municipal de Educação, Maria de Fátima, a gerente de alimentação escolar de Mesquita, Simone Souza, Marcos Tharder, diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Kerolly Duarte, diretora do núcleo estadual de colaboração em alimentação e nutrição escolar, a vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Mesquita, Lúcia Cristina, funcionários

A Semana da Alimentação Escolar (SAE) foi criada em 1959 e destaca-se hoje como uma importante estratégia para a promoção da alimentação saudável na escola. Cada município do Rio ficará responsável pela realização das atividades. Em Mesquita a meta é que os 15 mil alunos matriculados na rede sejam beneficiados durante a Semana.

De acordo com Maria de Fátima a ideia é que o projeto sensibilize os jovens para a questão alimentar e a sustentabilidade, tema que será abordado durante a Conferência das Nações Unidades, a Rio + 20. “Cada escola apresentará simultaneamente suas atividades através do material de apoio que foi produzido pela nossa equipe de pedagogos e nutricionistas. O objetivo é que este material possa orientar acerca do tema e propor atividades lúdicas. Assim os estudantes poderão assimilar de forma dinâmica a questão da sustentabilidade e alimentação que será altamente debatida nos próximos meses com a Rio + 20”, garante a secretária de educação.

Entre as atividades previstas durante a Semana da Alimentação Escolar nas escolas de Mesquita estão palestras, atividades nutricionais voltadas para alimentação, produção sustentável, desperdício e reaproveitamento de alimentos, além de ações lúdicas com brincadeiras.




0 comentários:

Postar um comentário