sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mesquita implanta projeto de Educação Ambiental em mais duas escolas do municipio

A prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inclui as escolas municipais Presidente Castelo Branco e Rotariano Arthur Silva no Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar – Formando Elos de Cidadania, iniciado este mês na cidade.

O projeto visa a capacitação de 10 profissionais da educação e 60 alunos das escolas participantes através de encontros, onde haverá discussões, fóruns e dinâmicas acerca das regiões hidrográficas e gestão participativa; Floresta Atlântica e os desafios socioambientais; práticas de comunicação sócio ambiental; diagnósticos socioambientais participativos; Agenda 21 na escola, além de outros assuntos relacionados a educação ambiental e a forma como o tema é tratado dentro da sala de aula.

O programa é acompanhado pela Tutoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a aula inaugural contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc. Durante os próximos encontros, serão realizados fóruns com os professores que tem a missão de elaborar nas escolas, o diagnóstico e a publicação da Agenda 21 Escolar.

Além das unidades recém incluídas, já fazem parte do projeto as escolas municipais Ernesto Che Guevara, Vereador Américo dos Santos e Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, totalizando cinco unidades escolares participantes em Mesquita. Agenda 21 é um conjunto de resoluções adotadas na Conferência Internacional Eco-92 organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) realizada no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de junho de 1992. Seu objetivo é conciliar o crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário