quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mesquita participa do lançamento do Plano de Resíduos da Construção Civil

Fotos: J.C.Marinho
Na próxima quinta-feira, dia 31, o prefeito de Mesquita, Artur Messias, irá participar do lançamento oficial do “Plano Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil”, que faz parte do projeto “Entulho Limpo”, do governo Estadual e tem como objetivo acabar com a prática de depósitos irregulares de entulhos e restos de obras nas ruas e terrenos baldios, como a criação, por exemplo, de Ecopontos (locais preparados para armazenagem e distribuição correta dos resíduos da construção civil). Além de Mesquita também participarão no lançamento outros cinco chefes do Poder Executivo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti, que fazem parte do projeto.

Durante o evento, realizado no salão do Centro de Eventos de Nilópolis (Concha Acústica), na rua José Martins, s/n, no bairro de Frigorífico, em Nilópolis, os prefeitos assinarão também o “Protocolo de Intenções”, que prevê a colocação na prática do projeto nas seis cidades participantes. De acordo com o coordenador do Plano, Jorge Pinheiro, da Secretaria Estadual do Ambiente (Sea) após a assinatura o documento será enviado pelos prefeitos as Câmara Municipais para aprovação de uma lei municipal que autoriza a instalação de Ecopontos. “Esses locais serão construídos especialmente para que a população possa depositar entulhos e restos de obras. As prefeituras ficarão responsáveis pela triagem desse material com a separação e posteriormente a venda para entidades e empresas especializadas. O plano atende à nova legislação nacional e organiza a gestão e o fluxo dos resíduos, além de possibilitar soluções para materiais em grandes quantidades e resíduos de reserva, como pneus, lâmpadas, pilhas, entre outros, que podem ser aproveitados pela coleta seletiva com a geração de renda dos catadores”, afirma o Pinheiro.


O Plano foi elaborado através da criação de um grupo com representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos seis municípios da Baixada Fluminense. Denominado de Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos o grupo iniciou o plano em 2010. A ideia é que sejam construídos 107 Ecoponto para entrega voluntária da população dos resíduos, sendo que cada município irá determinar os locais estratégicos para instalação. Os Ecopontos serão divididos em cinco subsetores separados para Coleta Seletiva, sala de funcionários, madeira e podas, concreto e alvenaria e resíduos volumosos e leves. O projeto prevê ainda a determinação de seis áreas de triagem e transbordos para suporte das prefeituras. “A meta é fazer com acabe de vez essa pratica em jogar entulhos nas ruas. O morador não terá mais desculpas para jogar resto de obras na rua e esperar a prefeitura ir buscar. Será uma responsabilidade compartilhada entre a prefeitura, população e construção civil”, ressaltou o coordenador do plano.


0 comentários:

Postar um comentário