sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mesquita amplia prazo para recadastramento do Bolsa Família


A Prefeitura de Mesquita ampliou o prazo para o recadastramento no Programa Bolsa Família. Segundo dados da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas), 1.277 pessoas correm o risco de ter o benefício bloqueado, caso não compareçam até o dia 31 de dezembro no Departamento de Transferência de Rendas, que fica no prédio da Dinâmica, na Avenida Coelho da Rocha, nº1426, em Rocha Sobrinho.

De acordo com a secretária da Semas, Márcia Brandão, todos os beneficiários que receberam um comunicado ou que estão há 2 anos sem atualizar seu cadastro devem procurar o “Departamento”. “O recadastramento deve ser feito com urgência pois, caso contrário, o benefício será bloqueado e em seguida cancelado, o que irá gerar um grande transtorno para as família”, explica Márcia Brandão.

Mas o trabalho de castramento da Semas não para por aí. A prefeitura precisa bater a meta estabelecida pelo Governo Federal de incluir mais 1.949 pessoas, entre idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no Cadastro Único. Essas pessoas que recebem um salário mínimo mensal pago pelo INSS por não possuírem autonomia para o trabalho, ao entrarem no Cadastro Único, serão atendidas também pelos programas sociais desenvolvidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), instalados nos municípios. “Oferecemos diversos trabalhos como grupos de convivência e oficinas profissionalizantes. Dessa forma, os idosos e deficientes terão mais oportunidades”, comenta a secretária.

Para potencializar esse cadastro foram contratados cinco assistentes sociais que estão indo em todas as residências à procura dessas pessoas. “Estamos encontrando um pouco de resistência. A população precisa entender que a inclusão no Cadastro Único só irá lhe trazer benefícios e melhor qualidade de vida”, disse. Atualmente, Mesquita possui 13.500 pessoas incluídas no Cadastro Único e 8.588 beneficiários do Bolsa Família.

Mesquita promove grande reforma no Parque de Eventos

FOTOS ZAQUEU BATISTA


Um dos grandes investimentos do governo em Mesquita é no esporte. E para melhorar ainda mais a qualidade da oferta dos serviços para a população, a prefeitura está executando uma verdadeira joia, que são as pistas de atletismo e salto no Parque de Eventos, localizado na Avenida Baronesa de Mesquita, s/nº, Cosmorama.

A obra que está sendo feita através de verba do Governo Federal, com repasse do Ministério do Esporte, gira em torno de R$564 mil e engloba além das pistas, feita com material de última geração, um campo de futebol e espaço para corridas com obstáculos. A pista já está instalada e até dezembro um campo de futebol estará colocado no espaço, concluindo assim 100% do convênio. “Essa pista é igual a colocada na Vila Olímpica da Mangueira, que hoje é referência no Estado pelo grande número de uso da população. É o melhor piso para prática de atletismo disponível no Brasil”, disse o secretário de Urbanismo de Mesquita, Edson Maciel.

Mas o local vai ficar ainda mais rico. Ainda de acordo com Edson Maciel, o Parque de Eventos vai virar um complexo esportivo graças a um projeto que já foi licitado com recursos próprios da prefeitura. O local ganhará estacionamento, bicicletário, iluminação, urbanização, pavimentação e novo calçamento. “Esse projeto é um sonho do nosso prefeito Artur Messias e custou R$150 mil. De acordo com o cronograma estaremos entregando a obra para a população no primeiro semestre de 2012”, afirmou o secretário da Semurb.

Com todo esse investimento o Parque de Eventos vai virar um verdadeiro complexo. O local que já possui uma ginásio com quadra poliesportiva, arquibancada e vestiário, e oferece aulas de natação, hidroginástica, futebol, judô, karatê, taekwondo, capoeira e basquete, beneficiando assim cerca de 1.800 alunos, irá aumentar ainda mais a frequencia no espaço. Segundo estimativa da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), mais 350 vagas diretas serão abertas com a inauguração dos novos equipamentos. Além disso, o Parque de Eventos ficará aberto para a polução que poderá utilizar as pistas para a prática de caminhadas. “O objetivo do Governo através dessa secretaria é dar acesso a prática esportiva no município. E estes espaços irão fortalecer as propostas de uma melhor qualidade de vida para a população”, destacou Márcia Braga, secretária da Semctel. O Departamento de Esporte da prefeitura irá ainda oferecer um profissional para avaliar e orientar os praticantes das caminhadas, dando prosseguimento ao programa Vida Saudável.

O Parque de Eventos funciona de segunda a sexta, das 7h ás 20h. Futuramente no local também serão instalados uma unidade escolar municipal de Educação Infantil, que já está em fase de construção, e uma Unidade Básica de Saúde.

Mesquita promoveu Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente


FOTOS ZAQUEU BATISTA


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 27, a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado na sede da Dinâmica, localizada no bairro de Rocha Sobrinho.

Estiveram na conferência cerca de 200 crianças e adolescentes moradoras de Mesquita que participam de projetos da Semas. Na conferência foram discutidos cinco eixos temáticos como a Promoção dos direitos da criança e do adolescente; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle Social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A conferência teve como principal tarefa definir três propostas para a política pública da criança e do adolescente no município de Mesquita. Os jovens puderam expor suas idéias e propostas e se forem aprovadas, serão apresentados na 4º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que vai acontecer no dia 5 de novembro, também na Dinâmica.

Segundo a subsecretária da Semas Paula Latge, através dos eixos temáticos as crianças e adolescentes se dividiram em grupos, onde prepararam uma apresentação livre sobre o tema selecionado. “A Conferência é livre no sentido de que através de músicas, apresentações teatrais, contação de história e roda de conversas, as crianças e adolescentes compreendam o tema tratado e sejam participantes no processo de construção dessa política. Com isso proporcionamos um debate agradável a todos”, afirmou ela.

Para Adriano Breno, de 14 anos, que participou da conferência ao lado da mãe Edna Regina, é muito importante saber com o que será gasto o orçamento público destinado aos direitos da criança e do adolescente. “Participo do projeto do Centro Formação de Atletas de Natação (Cefan). Minha proposta é que uma escolinha de futebol seja construída no bairro onde moro, na Chatuba. Tenho interesse em me profissionalizar neste esporte e seria bom para mim e para outras crianças”, completou.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Artur Messias lança Sistema de Gestão Informatizada da Educação em Mesquita

                                              Prefeito de Mesquita, Artur Messias

O Prefeito Artur Messias (PT), realizou hoje, dia 26, a entrega de 1.200 carteirinhas eletrônicas para os alunos da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, no Centro. A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação (Semed), Maria Fatima de Souza; do coordenador de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (CDTI), Paulo Renato de Souza; do secretário Especial de Mobilização Social e Integração Governamental (Semosig), Jessé Dutra; do secretária de Administração, Altamir Gomes Pinheiro; do subsecretário da Semed, João Luis Quintanilha; e dos vereadores Sérgio Miranda e André Taffarel (presidente da Câmara Municipal).


Pais, responsáveis, alunos, gestores das unidades escolares e representantes do Conselho Municipal de Educação lotaram o auditório da instituição. Todos acompanharam de perto as explicaçãoes sobre o novo sistema e suas funções. O Sistema de Gestão Informatizada da Educação, vai beneficiar todas as 33 escolas municipais até o primeiro semestre de 2012, e visa aumentar o controle do aluno, além de ações como requerimento de documentos, declarações escolares, boletim online e cadastros de informações referentes à saúde do estudante, que poderão ser realizados através do endereço eletrônico www.sistemasige.com.br. Outra inovação é a pré-matrícula online, que a partir desse ano será feita pela internet.

Para Maria Fatima de Souza o sistema irá organizar ainda mais a educação na cidade. “Essa é uma grande ação em conjunto, que deu certo. Esse sistema é muito mais que um medidor de frequencia. É a informatização de gestão de todas as escolas”, disse a secretária da Semed. Já o prefeito alertou os alunos e diretores sobre a importância do uso contínuo do sistema. “Quero que todos levem a sério pois esse é um projeto de governo que irá potencializar e dinamizar todo processo educacional de Mesquita”, enfatizou Artur Messias.

A partir de hoje, os 1.200 estudantes que receberam o cartão magnético com chip terão sua presença captada através de quatro torres instaladas na escola. Ao entrar o sinal é enviado em 65 segundos indicando o horário da entrada, nome do aluno e turma para a direção da escola, assim como na saída. “Essa iniciativa também auxilia na economia pois, sabendo o número exato de alunos na escola, o diretor terá a medida certa para preparar a merenda do dia, evitando assim desperdício de comida”, explicou Paulo Renato de Souza. Caso o estudante não chegue à escola em até 30 minutos após o horário da entrada, será enviada uma mensagem de texto para o celular do responsável do estudante. Serão avisados também de faltas, eventos e ocorrências.

Para o jovem Henrique César, de 13 anos, o cartão é motivo de orgulho. “Com certeza irei usar e com muita alegria. Não via a hora de estrear. Adoro equipamentos eletrônicos e estudar numa escola informatizada é maravilhoso. Agora, não há como ter erros nas faltas”, comentou o aluno da sétima série do Ensino Fundamental. Uma apresentação de Hip Hop dos alunos do Projeto Mais Educação finalizou o evento. De acordo com o coordenador da CDTI, “até a primeira quinzena de novembro os alunos das Escolas Municipais Ernesto Che Guevara (Chatuba), Governador Roberto Silveira (Edson Passos), Américo dos Santos (Banco de Areia) e Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), receberão a carteirinha eletrônica”, conclui Paulo Renato de Souza.

     Alunos com as carteirinhas
 
(Fotos: Zaqueu Batista)


                                

Mesquita comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca


A Prefeitura Municipal de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), realizou hoje, dia 26, a comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Uma tarde de contação de histórias com a apresentação teatral da peça “Saúde em Cena”, abordando os cuidados sobre a dengue, foi apresentada no espaço da Biblioteca Salão de Leitura Poeta João Prado, que fica na Rua Maria Mendes Vecchi, n° 149, no Centro.O evento reuniu cerca de 36 crianças do 1° e 2° ano da escola particular Centro Educacional Nazareno, localizada no Centro. Para a bibliotecária Marcela Rodrigues, é importante incentivar a leitura. “Procuramos envolver as crianças nesse espaço infantil que a biblioteca possui. Pensamos no crescimento delas”, afirma.
E para finalizar a programação, amanhã, dia 27 de outubro, haverá um baile em formato de aula, das 18h às 21h, com alunos do projeto de Dança de Salão da Prefeitura e apresentação da Banda Municipal de Mesquita, sob a regência do Maestro Chiquinho, ainda na biblioteca Municipal.




                                                                  (Fotos: J.C Marinho)

Mesquita realiza Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura Municipal de Mesquita, através da secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semas), realiza nesta quinta-feira (27), de 13h às 17h, a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Auditório Apolônio de Carvalho – Dinâmica.


A conferência tem como objetivo definir a política pública da criança e do adolescente no município. São esperadas cerca de 200 crianças e adolescentes, que irão expor suas idéias e propostas. O evento conta ainda com a presença do prefeito, Artur Messias; a secretária da Semas, Márcia Brandão e o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Jessé Dutra.

Já no dia 05 de novembro, será realizada a 4° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, também na Dinâmica. Serão debatidos programas e projetos, com a presença dos profissionais da educação, saúde, assistência social, demais profissionais do governo, e a sociedade civil, visando à melhoria de vida das crianças e adolescentes da cidade. Também participarão do evento cerca de 16 jovens, que serão escolhidos durante a “Conferência Livre”. O prédio da Dinâmica fica na Avenida Coelho da Rocha, n° 1426, em Rocha Sobrinho.

ASFALTO FRIO NAS RUAS DE MESQUITA‏

O prefeito de Mesquita, Artur Messias e seu vice, o secretário municipal de Obras, Paulinho Paixão; o presidente da Câmara, André Taffarel e um grupo de vereadores passaram a manhã de hoje (26/10) experimentando um novo tipo de pavimentação nas ruas do centro da cidade:  asfalto frio. Além de não poluente e de fácil aplicação, o revestimento pode ser utilizado com chuva, em qualquer tipo de clima, na reparação permanente de buracos, bordas de asfalto e concreto. O teste foi feito nos bairro de Juscelino e Edson Passos. “O processo é interessante, prático e favorece, principalmente, os trabalhadores que lidam com asfalto quente durante o verão, suportando calor elevadíssimo. Estamos avaliando”. Disse o prefeito.


(Fotos: J.C Marinho)

Mesquita seleciona Agentes de Leitura

A cidade de Mesquita foi inserida no projeto do Governo do Estado “Agentes de Leitura”, que oferece bolsas mensais de R$350 reais para jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, que irão atuar na comunidade como colaboradores e disseminadores da cultura nos equipamentos disponíveis na cidade e demais comunidades do Estado do Rio de Janeiro.



O projeto é uma parceria com o Ministério da Cultura e visa ampliar o acesso aos bens e serviços culturais, promover a autoestima, a cidadania e a diversidade cultural da comunidade, onde os “Agentes de Leitura” também serão beneficiados pois receberão uma oportunidade de trabalho, emprego e renda. Os “Agentes” irão atuar nos pontos de leitura e bibliotecas com famílias cadastradas no município durante o período de um ano, podendo ser renovada por igual período.


Para se inscrever é necessário ser morador de Mesquita, comprovar, caso tenha, registro no Cadastro Único do Governo Federal do Programa Bolsa Família e ter concluído o Ensino Médio. As inscrições vão até o dia 5 de novembro (sábado), no site da Secretaria de Estado de Cultura, através do endereço www.cultura.gov.br ou na página eletrônica do Programa Mais Cultura http://mais.cultura.gov.br.


Mesquita terá 11 bolsas selecionadas e os candidatos passarão por processo seletivo composto por três fases, que inclui a validade e relularidade da documentação anexada no ato da inscrição, prova escrita e avaliação de leitura, e análise de currículo e entrevista.

Mesquita realiza campanha de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Mesquita dará início no próximo dia 8 de novembro, terça-feira, a Campanha de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Trabalho e Consumo. Através da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Cordef), o lançamento da campanha será realizado na Sala de Cinema Zelito Viana, que fica na Rua Artur de Oliveira Vecchi, nº120, no Centro, a partir das 8h30.

O objetivo da mobilização é conscientizar os comerciantes e empresários do município de Mesquita sobre a importância do seu papel em viabilizar oportunidades para a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e consumo, promovendo a autoconfiança do profissional e consumidor com deficiência.

O lançamento da campanha faz parte do projeto “Mesquita Mais Acessível” desenvolvido pela Cordef, que pretende conscientizar os técnicos municipais e a população sobre o tema, através da sensibilização, informação e troca de experiências. O evento contará com a presença do prefeito Artur Messias (PT); a coordenadora da Cordef, Neide Aparecida; o secretario Nacional dos Direitos das Pessoa com Deficiência, Antônio José; o superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Márcio Rodrigues, além das representantes das empresas Simetria-RH, Simone Souza e Thaís Oliveira, da Niely Cosméticos.

De acordo com a programação da Cordef, no dia 11, às 18h, acontecerá uma sessão de cinema na Sala Zelito Viana, sobre “A História Política da Pessoa com Deficiencia (SNPD)”. Após a exibição do filme haverá uma roda de conversa, tendo como convidados representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef). A campanha será encerrada no dia 18, às 8h30, com a presença do senador Lindbergh Farias (PT).



Guarda Municipal de Mesquita realiza baile para idosos

A Guarda Municipal de Mesquita promove amanhã, dia 26, em parceria com o Interact Club de Nova Iguaçu, às 14h, o Baile da Primavera que será realizado no Abrigo Irmã Catarina, na Rua Maranhão, nº 129, Coréia.
O cantor Marcos Johny será a grande atração, cantando sucessos dos anos 50. Músicas de Gauby Peixoto e Ângela Maria fazem parte do repertório. O evento será realizado pelos voluntários do projeto Guarda Cidadã para os 29 moradores do abrigo. Durante o baile será oferecido um chá da tarde, proporcionando um dia bem agradável aos presentes.

O evento é mais uma atividade promovida pelo Projeto Guarda Cidadã que visa aproximar a comunidade da instituição, além de desenvolver um trabalho de aproveitamento do potencial de cada guarda.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mesquita distribui seis toneladas de sardinha à população

Frita, ao molho ou empanada, o prato do dia hoje na mesa de centenas de moradores de Mesquita foi sardinha preparada nas mais variadas receitas. Seis mil toneladas do peixe, rico em ácido graxo ômega-3 e fonte de proteínas cálcio e fósforo, foram distribuídos hoje de manhã à população de diversos bairros gratuitamente.

Os peixes foram doados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mesquita (Semuam), através de uma parceira com a Prefeitura e trazidos hoje (25/10) de madrugada da Região dos Lagos após uma operação do Ibama contra o comércio ilegal da espécie no município de Cabo Frio. Os peixes foram conservados e transportados em caminhão frigorífico refrigerado para não haver contaminação.

A distribuição foi feita pelos agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) as mais de mil famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nas escolas da rede municipal e também em diversos pontos da cidade.

Com sacos, isopor e até mesmo potes plásticos centenas de pessoas improvisaram e formaram fila na porta do Cras da Chatuba. Moradora do bairro, Aucirléia de Lima Ferreira, de 25 anos, garantiu a mesa farta da família para semana toda. “Quando fiquei sabendo que estavam doando sardinha corri para garantir o meu e o da minha mãe. Hoje vou fazer o peixe frito e amanhã, acho que vou fazer ela ao molho. Todos lá em casa gostam de sardinha, então tenho certeza de que não sobrar”, disse animada a dona de casa que conseguiu levar três quilos.

Segundo especialistas, o cuidado para o armazenamento caseiro da sardinha é o mesmo de outros peixes. Manter sempre refrigerada por no máximo dois dias, ficando sempre atendo as características saudáveis do peixe, como olhos brilhantes e brânquias avermelhadas, além do odor. Para que a propriedade do õmega-3 não seja degradada aconselha-se a não manter a sardinha em altas temperaturas.
 
 
(Fotos: Luiz Alan)

Educação na era digital

A educação em Mesquita entrou na era digital. O prefeito Artur Messias (PT) apresenta amanhã, dia 26, às 14h, o Sistema de Gestão Informatizada da Educação, onde todas as unidades escolares do município terão seu corpo docente cadastrado através de um software. Os 1.200 alunos da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva serão os primeiros contemplados com uma carteirinha eletrônica. Para aumentar o controle do aluno, será distribuído aos estudantes um cartão magnético com chip e foto. Através dele, os pais terão total controle do aluno. Caso o estudante não chegue à escola em até 30 minutos após o horário da entrada, será enviada uma mensagem de texto ou de voz para o celular do responsável do estudante. Serão avisados também de faltas, eventos e ocorrências.


As escolas municipais de Mesquita aderiram ao sistema digital em 4 de abril. Implantado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CDTI), teve como primeira etapa de adaptação o cadastro dos alunos e de todos os professores e funcionários das escolas. O software é um programa de computador que informa todos os acontecimentos na escola. Ele também permite o acesso dos professores e coordenadores de todas as instituições de ensino do município que possui internet.


Ações como requerimento de documentos, declarações escolares, boletim online e cadastros de informações referentes à saúde do estudante poderão ser realizados com o novo sistema, através do endereço eletrônico www.sistemasige.com.br. O acesso dos diretores e coordenadores das escolas será permitido após efetuar o cadastro. Outra inovação com a implantação do Sistema de Gestão Informatizada da Educação é a realização da pré-matrícula online, que a partir desse ano já será feita pela internet, a exemplo do Governo do Estado. A informatização evita filas, oferece comodidade e transparência ao processo.


Até a primeira quinzena de novembro os alunos das Escolas Municipais Ernesto Che Guevara (Chatuba), Governador Roberto Silveira (Edson Passos), Américo dos Santos (Banco de Areia) e Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), receberão a carteirinha eletrônica. O sistema que já foi implantado em todas as escolas do município, tem previsão para estar vigorando em 100% das unidades até o primeiro semestre de 2012.

Mesquita promove Seminário de Educação Integral


FOTOS: DIVULGAÇÃO/ SEMED


A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou hoje, dia 25, a abertura do I Seminário de Educação Integral. A atividade aconteceu na Catedral Metodista Ebenézer, na Rua Cosmorama, nº 800.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito, Artur Messias; técnica do Ministério da Educação (MEC), Lucenir Pinheiro; secretária da Semed, Maria Fátima de Souza e o pastor Ronaldo Bahia, representando toda a congregação metodista de Mesquita, além de 200 profissionais da educação de Mesquita.

O I Seminário de Educação Integral tem uma proposta voltada para a capacitação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino de Mesquita e para os monitores que atuam no Programa de Educação Integral Mais Educação do Governo Federal, que é desenvolvido em 17 unidades escolares de Mesquita, visando iniciar um debate sobre a educação integral como política pública municipal.

No primeiro dia do seminário as palestra foram ministradas pelas professoras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Janaína Menezes, que abordou o tema “Avanços e Desafios na Educação Integral”, e pela professora Ligia Martha, que discursou sobre “Currículo e Aprendizagem na Educação Integral”. O evento também contou com a apresentação cultural da banda do Programa Mais Educação da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, onde alunos do 4º ao 9º ano cantaram o Hino Nacional.

Para Artur Messias, é preciso viabilizar a proposta do ensino integral. “É uma iniciativa que veio para ficar e isso é um ponto muito positivo, mas precisa do envolvimento de todos. O desafio é fazer com que escola permita ao aluno interagir com este mundo de forma proveitosa”, afirma o prefeito. Segundo a professora Lucenir Pinheiro, a expectativa do MEC é que a Educação Integral chegue a 36 mil unidades escolares até o fim de 2011. “É com muita satisfação perceber o compromisso da cidade em realizar uma educação integral de qualidade”, disse a professora.

No encerramento, que acontece amanhã, dia 26, na Igreja São Nicolau, na Rua Cosmorama, nº 738, os participantes serão divididos em grupos temáticos que irão discutir os temas propostos no seminário como, “Educação Integral”, “Integração Curricular”, “Tempos e Espaço Educativo” e “Transformação do Programa de Educação”. A expectativa é que 250 profissionais compareçam ao evento.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MESQUITA ADERE CAMPANHA 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE


 (Fotos: Luiz Alan)

Mesquita não perdeu tempo e ingressou na campanha, 10 Minutos Contra a dengue, promovida pelo Governo do Estado. O lançamento da campanha no município aconteceu no último sábado, no Bairro Maria Cristina e contou com a presença dos atores: João Vithor Oliveira da novela, Fina Estampa e Miguel Bomfim, do programa, A Praça é Nossa e também do cantor Silvinho Blau Blau, que integrou a banda Absyntho nos anos 80. Agentes de Saúde da prefeitura e centenas de voluntários percorreram as ruas do bairro, conscientizando sobre a importância de combater os focos de proliferação do mosquito Aeds Aegypti.
A ação começou antes das 9h e só terminou depois das 12h e teve a participação de funcionários das secretarias municipais e da Secretaria Estadual da Baixada Fluminense, representantes de escolas municipais, estaduais e particulares, integrantes de Ongs, associações de moradores, igrejas e agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde. Foram visitadas 709 residências. Mais de 900 pneus foram retirados das ruas. Trinta terrenos baldios foram verificados e 62 garrafas pet’s foram recolhidas. Agentes de Saúde inspecionaram 6 ferros velhos, 6 borracheiros, trataram 62 locais com larvicidas, recolheram 150 sacos de material reciclável.  Durante a visita, 323 casas estavam fechadas, 193 capas de caixa d’água foram distribuídas 3 246 focos do mosquito eliminados.
Segundo o prefeito, Artur Messias, o combate a dengue será intensificado em todo o município. Agentes de Saúde já estão atuando em todos os bairros. Na semana passada, ele reuniu todo o seu secretariado e determinou que todos se mobilizem, no trabalho e em casa, provocando ações permanente para evitar a doença. “Os números são alarmantes. Não podemos descuidar”, disse o prefeito.
De acordo com informações publicadas no site, Portal da Saúde do Governo do Estado, até o último dia 15, foram notificados 161.315 casos de dengue no Estado do rio de Janeiro. No período, foram registrados 133 óbitos, nas seguintes cidades: Angra dos Reis (4), Barra Mansa (3), Belford Roxo (2), Bom Jesus de Itabapoana (1), Cabo Frio (2), Campos dos Goytacazes (3), Casimiro de Abreu (1), Duque de Caxias (9), Itaboraí (1), Itaocara (2), Itaperuna (1), Japeri (3), Magé (3), Maricá (2), Mesquita (3), Niterói (1), Nova Iguaçu (8), Paraíba do Sul (1), Pinheiral (1), Rio das Ostras (3), Rio de Janeiro (51), São Gonçalo (15), São João de Meriti (5), São José do Vale do Rio Preto (1), São Pedro da Aldeia (1), Valença (2) e Volta Redonda (4).

Mesquita inaugura Cras em Edson Passos


FOTOS: J.C.MARINHO


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), inaugurou na ultima sexta-feira, dia 21, a nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro de Edson Passos, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, n°254, Loja A.

O novo Cras tem capacidade para atender em média 360 famílias. O Cras de Edson Passos é a 6ª unidade do Centro Referência de Assistência Social, em funcionamento em Mesquita. No local são desenvolvidas as ações do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), buscando coordenar a rede de serviços socioassistenciais e integrar o atendimento com outras políticas sociais. As outras cinco unidades do Cras de Mesquita, estão localizadas nos bairros de Banco de Areia, Chatuba, Jacutinga, Juscelino, e Rocha Sobrinho, todos sob responsabilidade e administração da SEMAS.

O evento reuniu representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), na presença do secretário Rodrigo Neves, subsecretario Alberto Cantalice, a subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo, a Secretaria da Semas, Márcia Brandão, prefeito de Mesquita Artur Messias, vice-prefeito Paulinho Paixão e o presidente da Câmera Municipal de Mesquita André Taffarel.

Para a secretária da Semas Márcia Brandão, poder inaugurar mais um espaço de serviço a população de Mesquita é uma grande satisfação. “É uma avanço na política social do município. Uma parceria produtiva entre o Estado e Mesquita. Este Cras vem somar com uma rede de serviços estruturados pela Semas”, afirmou Márcia. A coordenadora do novo Cras, Damiana Pereira, pretende disponibilizar serviços de interesse dos mesquitenses. “Nossa equipe vai realizar uma pesquisa com os moradores do bairro de Edson Passos, para saber as principais necessidades da região”, disse Damiana.

Nos Cras são desenvolvidos diversos tipos de atendimento a população como o acompanhamento nutricional para as crianças de 0 a 06 anos, com fornecimento de leite para aquelas que estão abaixo do peso; reforço escolar; atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos; reuniões socioeducativas; cursos profissionalizantes para os adultos, visando promover a geração de trabalho e renda; atividades para a Terceira Idade; orientação sobre emissão de documentos e requerimento de benefícios, como Bolsa Família e Benefício para Idosos e Deficientes e encaminhamento para outros serviços públicos, como Saúde e Educação.

Mesquita promove 1º Consocial


FOTOS LUIZ ALAN


No último final de semana a Prefeitura de Mesquita promoveu a primeira Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), projeto desenvolvido pelo Governo Federal através da Controladoria Geral da União que mobilizou diversas cidades brasileiras com principal objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade nos debates da gestão pública.

Em Mesquita a Consocial aconteceu no auditório Apolônio de Carvalho, em Rocha Sobrinho, nos dias 21 e 22, e contou com a presença do prefeito Artur Messias, do presidente da Câmara de Vereadores, André Taffarel, além de outros representantes do poder público e da sociedade civil. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes durantes os dois dias de evento.

Através de debates e discussões sobre como aplicar o objetivo do projeto na prática, a conferência em Mesquita consolidou 21 propostas em quatro eixos: promoção da transparência pública e acesso a informação e dados públicos, mecanismo de controle social, engajamento e capacitação da sociedade civil para o controle da gestão púbica, a atuação dos conselhos de política pública como instâncias de controle e diretrizes para prevenção e combate a corrupção.

Além de elaborar os projetos, a Consocial de Mesquita elegeu ainda seis delegados e suplentes (sendo dois conselheiros, dois da sociedade civil e dois do governo), que terão a função de representar o município na Conferência Estadual, a ser realizada em março de 2012 e na Conferência Nacional, no próximo ano. “Essa iniciativa é importante para que os municípios promovam a transparência das contas públicas. Em Mesquita vamos aplicar mecanismos que envolvam a sociedade no processo democrático das discussões, como por exemplo, incluir no portal da prefeitura os repasses feitos aos terceiro setor e prestação de serviços e dar uma resposta em até 30 dias ao cidadão que solicitar qualquer informação através da ouvidoria. O Poder Executivo, Legislativo e sociedade civil vão ampliar as parcerias para juntos trabalharmos para o desenvolvimento de Mesquita”, garantiu o prefeito.

Todas as propostas elaboradas no plano da Consocial estão disponíveis no portal da prefeitura, www.mesquita.rj.gov.br.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mesquita promove Seminário de Educação Integral

Na próxima semana, entre os dias 25 e 26, a Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoverá o primeiro Seminário de Educação Integral em Mesquita. O evento é uma proposta voltada para a capacitação dos profissionais de educação da rede municipal e monitores que atuam no Programa de Educação Integral Mais Educação, além de iniciar o debate sobre a educação integral como política pública municipal.
Nos dois dias haverá conferências, mesas redondas, relatos de experiências em educação integral e formação de grupos de trabalho. Cada exposição dos palestrantes será seguida de debates. A abertura do evento, no dia 25, acontecerá na Catedral Metodista Ebenézer , na rua Cosmorama, 800, em Cosmorama.
 
No primeiro dia serão promovidas mesas de discussão com a participação de diversos profissionais ligados a área, entre eles, Janaina Menezes, da UniRo, com a palestra “Avanços e Desafios”, Ligia Martha, também da UniRio, que falará sobre Currículo e Aprendizagem na Educação Integral, professora Roneidi Pereira de Sá Alves, de Tocantins, Alexandre Vieira Rocha, de Mesquita, que vai falar sobre o programa Mais Educação no município, entre outros. Já no segundo e último dia, o seminário acontecerá na Igreja São Nicolau, na rua Cosmorama, 736, em Cosmorama, a abertura será feita pela secretária municipal de Educação, Maria Fátima de Souza, com a divisão dos participantes dentro dos eixos temáticos, como Educação Integral, Integração Curricular, Tempos e Espaço Educativo e Transformação do Programa de Educação. A expectativa é de que 250 profissionais compareçam ao evento.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mesquita declara guerra contra a dengue

FOTOS ZAQUEU BATISTA

A Prefeitura de Mesquita declarou guerra contra a Dengue. Hoje (18/10) de manhã, o prefeito, Artur Messias (PT), reuniu todo seu secretariado para pedir o empenho de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. “Estou muito preocupado”, disse o prefeito, lembrando dos 300 mil casos e cerca de 600 óbitos, registrados no Estado do Rio. “Todas as pessoas com idade até 19 anos estão vulneráveis ao vírus do Tipo 1 e toda a população ao Tipo 4”, lembrou Artur durante a palestra com aos seus 15 secretários municipais. “Vamos criar nossa brigada, sensibilizar toda comunidade e formar um exército contra a Dengue no município”, anunciou o prefeito.

Artur pediu aos secretários que pratiquem, desde já, a Campanha Estadual 10 minutos Contra a Dengue. “Façam em casa, no trabalho e mobilizem toda sociedade civil da cidade, todas as pessoas”, destacou. A secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, sugeriu que se faça uma nova reunião, na próxima semana, com representantes do comércio, empresas e indústrias estabelecidas na cidade. “É hora de somar forças”, disse a secretária, enquanto o prefeito determinava ações constantes dos Agentes de Saúde, em todo o município, na prevenção e no combate a Dengue.

À tarde, na sala de Cinema Popular Zelito Viana, prédio da prefeitura, houve uma nova reunião com as secretarias da Prefeitura, agentes de saúde e a Superintende Regional da Secretaria de Estado de Governo, Ziza Nascimento, sobre a ação contra Dengue que acontecerá no dia 22, de 9 às 13h, no Bairro Maria Cristina e focará a campanha “10 minutos contra Dengue”. A ação tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da Dengue e mobilizar as pessoas a fazerem sua parte dispondo de apenas 10 minutos por semana.

O evento contará com a presença do padrinho da campanha, João Vithor, que vive o personagem Douglas da novela Fina Estampa, com agentes de saúde, ONGs e cerca de 200 voluntários para realizar a retirada de pneus, lixos na rua e visitar as casas do Bairro Maria Cristina. O governo do estado disponibilizará camisetas e forros de caixa D”água, além disso, serão distribuídos para a população folders com informações sobre a Dengue. Essa campanha envolveu 13 municípios da baixada. De acordo com a Superintende Regional da Secretaria de Estado de Governo, Ziza Nascimento essa parceria dos municípios com o governo do Estado já ocorre há bastante tempo. “Gosto de trabalhar com o município de Mesquita, ele nos atende muito bem e essa campanha só tem a acrescentar ao município” afirma a secretária.


Mesquita abre Semana Nacional de Tecnologia e Ciência


FOTOS LUIZ ALAN


O evento tem até planetário e telescópio para observar o céu a noite

O mundo científico e tecnológico invadiu a cidade de Mesquita com a segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que acontece no município de hoje (19) até o próximo dia 24 de outubro, com o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos . Durante os três dias quem visitar as estantes montadas em frente ao Paço Municipal da Prefeitura de Mesquita poderá conhecer um pouco mais sobre projetos e experimentos ligados a física, matemática e química apresentado por estudantes e professores de diversas instituições e escolas parceiras do projeto na cidade, como o Centro Vocacional Tecnológico de Mesquita (CVT), Faetec, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), as secretarias municipais de Educação, Cultura e Meio Ambiente, entre outros.

O evento, gratuito, acontece simultaneamente em diversas regiões do Brasil desde o dia 17 de outubro e é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2004 e segue até a próxima segunda, dia 24.

Em Mesquita, a Semana está sendo promovida pela Prefeitura através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. A cerimônia de abertura foi realizada hoje de manhã e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Mesquita, Artur Messias e Paulinho Paixão, o pró-reitor de Extensão do IFRJ, Rafael Almada, Elizabeth Augustinho, pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação da IFRJ, Grasielle Rodrigues, diretora do IFRJ/Campus Mesquita, Paulo Renato, coordenador municipal de Tecnologia da Informação, André Taffarel, presidente da Câmara de Vereadores, o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e informação do IFRJ, Marcos Tadeu Couto, entre outras autoridades.

Quem participar da Semana em Mesquita poderá visitar a Tenda da Ciência montada em frente ao Paço Municipal, no Centro. Lá os visitantes poderão entrar no planetário inflável, observar o céu à noite através de um telescópio profissional, participar de laboratórios e oficinas de ciências, além de experimentos interativos e diversas palestras ligadas ao tema que acontecerão durante todos os dias. “A ciência está em tudo que usamos. Cada vez mais, desde pequenos as crianças têm contato com as tecnologias, com celulares e computadores modernos. O saber científico nos causa o interesse de querer conhecer as coisas cada vez mais. O processo do conhecimento parte do despertar da curiosidade e em Mesquita essa Semana se propõe a oferecer isso aos visitantes”, garante o prefeito.

Mesquita Digital com Internet móvel gratuita

A grande novidade desta edição é o acesso gratuito à Internet móvel disponibilizado pela Prefeitura de Mesquita através do projeto “Mesquita Digital”, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação. O lançamento foi feito hoje pelo prefeito Artur Messias que usou o sistema Wi-Fi do celular. O “Mesquita Digital” funcionará em dois pontos: no Paço Municipal e na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, para aparelhos celulares, notbook, Iped, entre outros equipamentos de comunicação móvel.

Todas as informações sobre os horários e temas das palestras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Mesquita estão disponíveis no site www.mesquita.rj.gov.br.
















Pardais Eletrônicos em Mesquita foram ativados

FOTO J.C. MARINHO

Nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, foram ativados os Pardais Eletrônicos instalados pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito - SETRANS, em cinco pontos estratégicos na Cidade, para realizar o monitoramento do trânsito, com o objetivo de diminuir o índice de acidentes.
Os Pardais Eletrônicos foram instalados em caráter experimental, há sete meses, em pontos considerados pela SETRANS, como de maior ocorrência de acidentes, envolvendo veículos, pedestres e ciclistas. Mas, a partir do dia 20 de outubro, os infratores flagrados pelo Radar serão punidos, de acordo com a infração cometida, que pode ser considerada média, grave, ou gravíssima, previstas no Código Nacional de Trânsito. Estão sendo distribuídos panfletos explicativos, e Agentes de Trânsito estarão nos locais onde existe fiscalização eletrônica, orientando os motoristas e os pedestres.

Os radares vão multar quem ultrapassar a Velocidade Máxima Permitida de 60 km/h e/ou avançar o sinal vermelho. Haverá Pardais Eletrônicos nos dois sentidos das seguintes Avenidas: Getúlio de Moura, 1580, no Semáforo em frente ao Posto de Gasolina desativado, próximo a garagem da Viação Nossa Senhora da Penha, no bairro de Cruzeiro do Sul; Getúlio de Moura esquina com a Rua Marcial, em Juscelino; Baronesa de Mesquita, ao lado do Prédio da Telemar, na Praça Luiz do Nascimento, no bairro de Vila Emil; Presidente Costa e Silva em frente à Igreja do Nazareno, próximo ao depósito do Supermercado Cristal, no Centro; e Presidente Costa e Silva em frente à Praça Professor Darcy Ribeiro, em Edson Passos.



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mesquita faz Conferência sobre Transparência e Controle Social

IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Mesquita realizará nesta sexta e sábado (21 e 22 de outubro), a primeira Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A atividade que tem como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão do atual governo acontecerá no Auditório Apolônio de Carvalho, localizado na Avenida Coelho da Rocha, nº1426, em Rocha Sobrinho.

A primeira Consocial reunirá propostas a partir do tema “A sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”. Na sexta-feira, dia 21, a CONSOCIAL terá início às 18h com o credenciamento e os presentes participarão de uma palestra sobre transparência pública e leitura de aprovação de Regime Interno. No sábado, a conferência começa a partir das 8h e os participantes apresentarão os eixos temáticos, os trabalhos elaborados por cada grupo, além da plenária para apresentação e escolha dos delegados, que serão os representantes de Mesquita na primeira Conferência Estadual.

A Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social será desenvolvida em várias cidades brasileiras, sendo que no Rio de Janeiro, Mesquita é a primeira a realizar o evento. O objetivo é levar para a conferência nacional, prevista para o ano que vem, em Brasília, as experiências que os municípios e estados conquistaram com suas etapas e assim, construir uma metodologia específica para a transparência no setor público e ao controle social em todo país. Todos os munícipes podem participar da primeira Consocial de Mesquita. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da prefeitura (www.mesquita.rj.gov.br).







terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mesquita lança livro sobre a história de suas ruas

FOTOS: LUIZ ALAN

Se você é morador de Mesquita e ainda não conhece a história de sua rua ou de tantas outras vias do município mais novo do Estado, o livro “Nossas ruas têm História”, promete acabar com as dúvidas dos moradores e contar em detalhes como surgiu o nome de alguns dos principais logradouros da cidade, como as ruas Arthur de Oliveira Vecchi, Mister Watkins, Avenida União, Saturno, Júpiter, Tibiriça, entre outros.

O livro de 152 páginas, será lançado pela Prefeitura de Mesquita, no próximo dia 10. A obra é uma parceria entre o Governo do Estado e conta com o apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Segundo o prefeito e idealizador do projeto, Artur Messias, o objetivo principal é relatar através de imagens, depoimentos de moradores e textos, parte da história das ruas e também dos bairros, praças e avenidas de Mesquita. “Embora Mesquita tenha apenas 12 anos de emancipação possui uma história antiga e rica culturalmente, que muitos moradores ainda não conhecem. Lançar esse livro é um sonho antigo. Como historiador, jornalista, prefeito e principalmente, como morador de Mesquita, acredito que o projeto será um grande instrumento de estudo e pesquisa para essa e futuras gerações. Queremos dar continuidade do projeto para quem sabe publicar outras edições e para isso contamos com a ajuda dos moradores através das doações de imagens e depoimentos sobre a história de Mesquita”, disse Artur Messias, coordenador geral da equipe editorial junto com Gisela Barros e Denise Rosendo .

A ideia de contar a história das ruas de Mesquita começou em 2009 com a publicação de artigos individuais sobre cada localidade. Com o amadurecimento, o projeto virou um livro, que está em sua fase final de edição com 185 verbetes (texto), além de fotos. Elaborado durante um ano pela equipe de pesquisa e edição da Gestão Participativa da Prefeitura de Mesquita com a colaboração dos moradores, “Nossas ruas têm História” contará, entre outras curiosidades, a origem de ruas como a Arthur de Oliveira Vecchi e Maria Mendes Vecchi. Segundos os fatos históricos relatados na obra, os nomes foram dados em homenagem aos ex-donos da extinta empresa BrasFerro, que funcionava onde hoje fica o prédio da Prefeitura de Mesquita, no centro. “Queremos despertar não só nos moradores de Mesquita, como também em todos aqueles que se interessam pela história e cultura da Baixada Fluminense, essas e outras curiosidades. A BrasFerro, por exemplo, marcou uma fase importante do crescimento industrial de Mesquita e desempenhou um papel fundamental para o crescimento econômico aplicado até hoje no município, mesmo após seu fechamento. Por isso seus fundadores foram homenageados na época com nomes de rua. A importância desse documento está, principalmente, no registro cultural de nossa história”, afirma Gisela Barros, coordenadora de Gestão Participativa e autora do livro.

Os 2 mil primeiros exemplares serão distribuidos entre as escolas da rede municipal e bibliotecas públicas de Mesquita e do Estado. A outra parte será vendida em livrarias.

Além de “Nossas ruas têm História”, a Prefeitura de Mesquita, no governo de Artur Messias já publicou outras obras literárias relatando a biografia do município. Entre os livros já publicados estão as duas edições do “Nossa Gente” (2007-2009), “Contemplando Estrelas” (2009), “A Esperança da Vó Laura”, “Coletânea de Entrevista” e “Estação Abrigo- Histórias de Gente como a gente!” (2011) .

O lançamento do 6º título será realizado em frente ao Paço Municipal, na rua Arthur de Oliveira Vecchi, no Centro, a partir das 19h. Durante o lançamento, aberto ao público, será exibido um vídeo produzido pelo projeto Pro Jovem, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), que também contará parte dos relatos históricos do município.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estrangeiros visitam Mesquita e elogiam Coleta Seletiva

FOTOS: ZAQUEU BATISTA


A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam), promoveu hoje, dia 14, uma reunião com integrantes da Iniciativa Ética da Biosfera (BEI), no gabinete do prefeito Artur Messias (PT), às 13h.

A BEI é um programa independente, com vínculos de parceria com a Comissão de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza. O programa é formado por um conjunto de membros com mais de 200 indivíduos e organizações de todo mundo, com grande diversidade de especialidades, profissões e setores, incluindo governos, empresas e Ongs.

O grupo está realizando diversas visitas a municípios do Estado do Rio de Janeiro como Nova Friburgo, Mesquita e o aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias. O objetivo das visitas é conhecer de perto as iniciativas de economia sustentável nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos e de conservação da biodiversidade.

Em Mesquita, o prefeito Artur Messias e a secretária da Semuam Kátia Perobelli recepcionaram o grupo e fizeram uma apresentação sobre o programa Coleta Seletiva Solidária, que é referência em todo Estado do Rio de Janeiro e que já foi contemplado com diversos prêmios. O objetivo da Coleta Seletiva Solidária é separar o lixo reciclável e reduzir o volume de resíduos sólidos, além de oferecer aos catadores uma renda mensal fixa. O programa conta com cinco galpões, quatro caminhões que circulam na cidade, catadores que fazem a separação dos materiais e mais de 6 mil casas cadastradas no projeto.

Para Artur Messias, desde a implantação da Coleta Seletiva em 2005, o município de Mesquita vem sofrendo mudanças significativas. “A população passou a se preocupar com a questão ambiental. Toda família que participa do programa passa a perceber que através de sua atitude, está contribuindo com o planeta e com a vida social do catador”, explica o prefeito.

Segundo a secretária Kátia Perobelli, foi através do planejamento participativo, que Mesquita conseguiu implantar a “Coleta”. “A participação do conselho de meio ambiente, dos catadores e a conscientização de que meio ambiente é responsabilidade de todos, fez com que a Coleta se tornasse exemplo para muitos países”, afirma ela. Após a reunião, os membros da BEI e representantes da Semuam, visitaram as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Mesquita.

Para a integrante da BEI e Diretora Fundadora Executiva no Urban United Net Work, Cassandra Cannon, dos Estados Unidos (EUA), visitar Mesquita foi um grande aprendizado. “Vocês alcançaram o que eu desejo para o meu Estado. Essa consciência ambiental é levada através da educação. Meu trabalho nas comunidades é oferecer informação as pessoas, ensinar o que cada um pode fazer para manter o planeta mais saudável. Fico feliz em ver o compromisso do prefeito, Artur Messias com uma visão sustentável”, concluiu ela.














quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mesquita entrega livros e jogos lúdicos às escolas públicas




A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (13), na Escola Municipal Doutor Ely Baiense Vailante, a entrega de 12 mil jogos pedagógicos e 11 mil livros para unidades escolares do município. A aquisição visa tornar o aprendizado dos alunos prazeroso e dinâmico, além de desenvolver melhor a coordenação motora dos alunos.

A solenidade contou com a presença do prefeito Artur Messias; da secretária da Semed, Maria Fátima de Souza, e da diretora da Escola Municipal Ely Baiense, Maria Helena. Para Artur Messias não basta apenas disponibilizar os jogos. É preciso saber usar. “A partir das atividades lúdicas, é possível extrair algo diferenciado e que se aplique ao aprendizado. Estou feliz de saber que nossa rede tem capacidade para fazer que o aprendizado flua de maneira satisfatória”, afirma o prefeito da cidade. Para a secretária da Semed, o momento é de grande alegria. “Os jogos e livros irão enriquecer nossas aulas. Espero que todos aproveitem”, comenta Maria Fátima de Souza.

Foram disponibilizados pela prefeitura de Mesquita novas tabuadas, piscina de bolinha, dominó e alfabeto móvel e exemplares de livros infantis, infanto-juvenis e literatura adulta. A escolha dos exemplares foi feita através da Semed e de professores da rede. Além da cerimônia de entrega, foi realizada a inauguração de um espaço onde os alunos podem praticar golfe.