sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mesquita promoveu Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente


FOTOS ZAQUEU BATISTA


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 27, a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado na sede da Dinâmica, localizada no bairro de Rocha Sobrinho.

Estiveram na conferência cerca de 200 crianças e adolescentes moradoras de Mesquita que participam de projetos da Semas. Na conferência foram discutidos cinco eixos temáticos como a Promoção dos direitos da criança e do adolescente; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle Social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A conferência teve como principal tarefa definir três propostas para a política pública da criança e do adolescente no município de Mesquita. Os jovens puderam expor suas idéias e propostas e se forem aprovadas, serão apresentados na 4º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que vai acontecer no dia 5 de novembro, também na Dinâmica.

Segundo a subsecretária da Semas Paula Latge, através dos eixos temáticos as crianças e adolescentes se dividiram em grupos, onde prepararam uma apresentação livre sobre o tema selecionado. “A Conferência é livre no sentido de que através de músicas, apresentações teatrais, contação de história e roda de conversas, as crianças e adolescentes compreendam o tema tratado e sejam participantes no processo de construção dessa política. Com isso proporcionamos um debate agradável a todos”, afirmou ela.

Para Adriano Breno, de 14 anos, que participou da conferência ao lado da mãe Edna Regina, é muito importante saber com o que será gasto o orçamento público destinado aos direitos da criança e do adolescente. “Participo do projeto do Centro Formação de Atletas de Natação (Cefan). Minha proposta é que uma escolinha de futebol seja construída no bairro onde moro, na Chatuba. Tenho interesse em me profissionalizar neste esporte e seria bom para mim e para outras crianças”, completou.

0 comentários:

Postar um comentário