terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mesquita lança livro sobre a história de suas ruas

FOTOS: LUIZ ALAN

Se você é morador de Mesquita e ainda não conhece a história de sua rua ou de tantas outras vias do município mais novo do Estado, o livro “Nossas ruas têm História”, promete acabar com as dúvidas dos moradores e contar em detalhes como surgiu o nome de alguns dos principais logradouros da cidade, como as ruas Arthur de Oliveira Vecchi, Mister Watkins, Avenida União, Saturno, Júpiter, Tibiriça, entre outros.

O livro de 152 páginas, será lançado pela Prefeitura de Mesquita, no próximo dia 10. A obra é uma parceria entre o Governo do Estado e conta com o apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Segundo o prefeito e idealizador do projeto, Artur Messias, o objetivo principal é relatar através de imagens, depoimentos de moradores e textos, parte da história das ruas e também dos bairros, praças e avenidas de Mesquita. “Embora Mesquita tenha apenas 12 anos de emancipação possui uma história antiga e rica culturalmente, que muitos moradores ainda não conhecem. Lançar esse livro é um sonho antigo. Como historiador, jornalista, prefeito e principalmente, como morador de Mesquita, acredito que o projeto será um grande instrumento de estudo e pesquisa para essa e futuras gerações. Queremos dar continuidade do projeto para quem sabe publicar outras edições e para isso contamos com a ajuda dos moradores através das doações de imagens e depoimentos sobre a história de Mesquita”, disse Artur Messias, coordenador geral da equipe editorial junto com Gisela Barros e Denise Rosendo .

A ideia de contar a história das ruas de Mesquita começou em 2009 com a publicação de artigos individuais sobre cada localidade. Com o amadurecimento, o projeto virou um livro, que está em sua fase final de edição com 185 verbetes (texto), além de fotos. Elaborado durante um ano pela equipe de pesquisa e edição da Gestão Participativa da Prefeitura de Mesquita com a colaboração dos moradores, “Nossas ruas têm História” contará, entre outras curiosidades, a origem de ruas como a Arthur de Oliveira Vecchi e Maria Mendes Vecchi. Segundos os fatos históricos relatados na obra, os nomes foram dados em homenagem aos ex-donos da extinta empresa BrasFerro, que funcionava onde hoje fica o prédio da Prefeitura de Mesquita, no centro. “Queremos despertar não só nos moradores de Mesquita, como também em todos aqueles que se interessam pela história e cultura da Baixada Fluminense, essas e outras curiosidades. A BrasFerro, por exemplo, marcou uma fase importante do crescimento industrial de Mesquita e desempenhou um papel fundamental para o crescimento econômico aplicado até hoje no município, mesmo após seu fechamento. Por isso seus fundadores foram homenageados na época com nomes de rua. A importância desse documento está, principalmente, no registro cultural de nossa história”, afirma Gisela Barros, coordenadora de Gestão Participativa e autora do livro.

Os 2 mil primeiros exemplares serão distribuidos entre as escolas da rede municipal e bibliotecas públicas de Mesquita e do Estado. A outra parte será vendida em livrarias.

Além de “Nossas ruas têm História”, a Prefeitura de Mesquita, no governo de Artur Messias já publicou outras obras literárias relatando a biografia do município. Entre os livros já publicados estão as duas edições do “Nossa Gente” (2007-2009), “Contemplando Estrelas” (2009), “A Esperança da Vó Laura”, “Coletânea de Entrevista” e “Estação Abrigo- Histórias de Gente como a gente!” (2011) .

O lançamento do 6º título será realizado em frente ao Paço Municipal, na rua Arthur de Oliveira Vecchi, no Centro, a partir das 19h. Durante o lançamento, aberto ao público, será exibido um vídeo produzido pelo projeto Pro Jovem, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas), que também contará parte dos relatos históricos do município.

0 comentários:

Postar um comentário