terça-feira, 25 de outubro de 2011

Educação na era digital

A educação em Mesquita entrou na era digital. O prefeito Artur Messias (PT) apresenta amanhã, dia 26, às 14h, o Sistema de Gestão Informatizada da Educação, onde todas as unidades escolares do município terão seu corpo docente cadastrado através de um software. Os 1.200 alunos da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva serão os primeiros contemplados com uma carteirinha eletrônica. Para aumentar o controle do aluno, será distribuído aos estudantes um cartão magnético com chip e foto. Através dele, os pais terão total controle do aluno. Caso o estudante não chegue à escola em até 30 minutos após o horário da entrada, será enviada uma mensagem de texto ou de voz para o celular do responsável do estudante. Serão avisados também de faltas, eventos e ocorrências.


As escolas municipais de Mesquita aderiram ao sistema digital em 4 de abril. Implantado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CDTI), teve como primeira etapa de adaptação o cadastro dos alunos e de todos os professores e funcionários das escolas. O software é um programa de computador que informa todos os acontecimentos na escola. Ele também permite o acesso dos professores e coordenadores de todas as instituições de ensino do município que possui internet.


Ações como requerimento de documentos, declarações escolares, boletim online e cadastros de informações referentes à saúde do estudante poderão ser realizados com o novo sistema, através do endereço eletrônico www.sistemasige.com.br. O acesso dos diretores e coordenadores das escolas será permitido após efetuar o cadastro. Outra inovação com a implantação do Sistema de Gestão Informatizada da Educação é a realização da pré-matrícula online, que a partir desse ano já será feita pela internet, a exemplo do Governo do Estado. A informatização evita filas, oferece comodidade e transparência ao processo.


Até a primeira quinzena de novembro os alunos das Escolas Municipais Ernesto Che Guevara (Chatuba), Governador Roberto Silveira (Edson Passos), Américo dos Santos (Banco de Areia) e Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), receberão a carteirinha eletrônica. O sistema que já foi implantado em todas as escolas do município, tem previsão para estar vigorando em 100% das unidades até o primeiro semestre de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário