quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mesquita abre Semana Nacional de Tecnologia e Ciência


FOTOS LUIZ ALAN


O evento tem até planetário e telescópio para observar o céu a noite

O mundo científico e tecnológico invadiu a cidade de Mesquita com a segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que acontece no município de hoje (19) até o próximo dia 24 de outubro, com o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos . Durante os três dias quem visitar as estantes montadas em frente ao Paço Municipal da Prefeitura de Mesquita poderá conhecer um pouco mais sobre projetos e experimentos ligados a física, matemática e química apresentado por estudantes e professores de diversas instituições e escolas parceiras do projeto na cidade, como o Centro Vocacional Tecnológico de Mesquita (CVT), Faetec, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), as secretarias municipais de Educação, Cultura e Meio Ambiente, entre outros.

O evento, gratuito, acontece simultaneamente em diversas regiões do Brasil desde o dia 17 de outubro e é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2004 e segue até a próxima segunda, dia 24.

Em Mesquita, a Semana está sendo promovida pela Prefeitura através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. A cerimônia de abertura foi realizada hoje de manhã e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Mesquita, Artur Messias e Paulinho Paixão, o pró-reitor de Extensão do IFRJ, Rafael Almada, Elizabeth Augustinho, pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação da IFRJ, Grasielle Rodrigues, diretora do IFRJ/Campus Mesquita, Paulo Renato, coordenador municipal de Tecnologia da Informação, André Taffarel, presidente da Câmara de Vereadores, o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e informação do IFRJ, Marcos Tadeu Couto, entre outras autoridades.

Quem participar da Semana em Mesquita poderá visitar a Tenda da Ciência montada em frente ao Paço Municipal, no Centro. Lá os visitantes poderão entrar no planetário inflável, observar o céu à noite através de um telescópio profissional, participar de laboratórios e oficinas de ciências, além de experimentos interativos e diversas palestras ligadas ao tema que acontecerão durante todos os dias. “A ciência está em tudo que usamos. Cada vez mais, desde pequenos as crianças têm contato com as tecnologias, com celulares e computadores modernos. O saber científico nos causa o interesse de querer conhecer as coisas cada vez mais. O processo do conhecimento parte do despertar da curiosidade e em Mesquita essa Semana se propõe a oferecer isso aos visitantes”, garante o prefeito.

Mesquita Digital com Internet móvel gratuita

A grande novidade desta edição é o acesso gratuito à Internet móvel disponibilizado pela Prefeitura de Mesquita através do projeto “Mesquita Digital”, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação. O lançamento foi feito hoje pelo prefeito Artur Messias que usou o sistema Wi-Fi do celular. O “Mesquita Digital” funcionará em dois pontos: no Paço Municipal e na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, para aparelhos celulares, notbook, Iped, entre outros equipamentos de comunicação móvel.

Todas as informações sobre os horários e temas das palestras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Mesquita estão disponíveis no site www.mesquita.rj.gov.br.
















0 comentários:

Postar um comentário