terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mesquita distribui seis toneladas de sardinha à população

Frita, ao molho ou empanada, o prato do dia hoje na mesa de centenas de moradores de Mesquita foi sardinha preparada nas mais variadas receitas. Seis mil toneladas do peixe, rico em ácido graxo ômega-3 e fonte de proteínas cálcio e fósforo, foram distribuídos hoje de manhã à população de diversos bairros gratuitamente.

Os peixes foram doados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mesquita (Semuam), através de uma parceira com a Prefeitura e trazidos hoje (25/10) de madrugada da Região dos Lagos após uma operação do Ibama contra o comércio ilegal da espécie no município de Cabo Frio. Os peixes foram conservados e transportados em caminhão frigorífico refrigerado para não haver contaminação.

A distribuição foi feita pelos agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) as mais de mil famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nas escolas da rede municipal e também em diversos pontos da cidade.

Com sacos, isopor e até mesmo potes plásticos centenas de pessoas improvisaram e formaram fila na porta do Cras da Chatuba. Moradora do bairro, Aucirléia de Lima Ferreira, de 25 anos, garantiu a mesa farta da família para semana toda. “Quando fiquei sabendo que estavam doando sardinha corri para garantir o meu e o da minha mãe. Hoje vou fazer o peixe frito e amanhã, acho que vou fazer ela ao molho. Todos lá em casa gostam de sardinha, então tenho certeza de que não sobrar”, disse animada a dona de casa que conseguiu levar três quilos.

Segundo especialistas, o cuidado para o armazenamento caseiro da sardinha é o mesmo de outros peixes. Manter sempre refrigerada por no máximo dois dias, ficando sempre atendo as características saudáveis do peixe, como olhos brilhantes e brânquias avermelhadas, além do odor. Para que a propriedade do õmega-3 não seja degradada aconselha-se a não manter a sardinha em altas temperaturas.
 
 
(Fotos: Luiz Alan)

0 comentários:

Postar um comentário