quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rios e canais de Mesquita mais limpos

 Canal Socorro
Rua Natália
Fotos: Divulgação
A prefeitura de Mesquita através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam) em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) órgão ligado ao Governo do Estado, concluiu no último mês as ações de desassoreamento e drenagem de diversos rios e canais do município. As ações fazem parte do programa estadual Limpa Rio.

Os trabalhos começaram em maio desde ano e terminaram no último dia 20 de setembro. Ao todo foram mais de três quilômetros de limpeza com a retirada mais de 162 toneladas de lixo, entulho, areia e lama. O objetivo é evitar as enchentes e alagamentos provocados durante o período de chuva típicos do verão. Todos os equipamentos utilizados, como dragas, caminhões e retroescavadeira, foram cedidos pelo Inea.

Entre os rios e canais contemplados estavam, o Rio da Prata, na altura da Travessa Terezinha Borges e Delfina Borges, no bairro de Jacutinga e Santo Elias, o canal da rua Antônia Borges, em Jacutinga (totalizando 500 metros), o canal da rua Cândida Braga, em Santa Terezinha (com mais 200 metros), o canal do Socorro, nas ruas Alpino e Santa Barbara (400 metros) e o canal que corta as ruas Natália, Rufino e Alameda Tambaqui, em Jacutinga (com mais de 800 metros).

De acordo com o coordenador do projeto, Jorge Perua, no entorno dos canais haverá o plantio de árvores para recuperação das encostas dos rios. “Na rua Natália já foi feito esse replantio que na verdade é uma medida para evitar que joguem entulhos e lixo novamente. Contamos com a ajuda da população local para que não joguem sujeira, afim de evitar as enchentes”, disse o coordenador.

Além da limpeza dos rios, Mesquita também vem recebendo ações do Projeto Iguaçu, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dos Governos Federal e Estadual. O projeto contempla intervenções ao longo dos leitos Sarapuí, Botas e Iguaçu. Em Mesquita os investimentos na primeira fase foram de R$ 15 milhões, aplicados na implantação do Parque São Francisco, drenagem e desassoreamento de mais de 4,3 quilômetros, além da construção de 144 apartamentos no bairro da Chatuba que serão doados para as famílias que vivem nas encostas dos rios.

0 comentários:

Postar um comentário