sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estrangeiros visitam Mesquita e elogiam Coleta Seletiva

FOTOS: ZAQUEU BATISTA


A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam), promoveu hoje, dia 14, uma reunião com integrantes da Iniciativa Ética da Biosfera (BEI), no gabinete do prefeito Artur Messias (PT), às 13h.

A BEI é um programa independente, com vínculos de parceria com a Comissão de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza. O programa é formado por um conjunto de membros com mais de 200 indivíduos e organizações de todo mundo, com grande diversidade de especialidades, profissões e setores, incluindo governos, empresas e Ongs.

O grupo está realizando diversas visitas a municípios do Estado do Rio de Janeiro como Nova Friburgo, Mesquita e o aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias. O objetivo das visitas é conhecer de perto as iniciativas de economia sustentável nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos e de conservação da biodiversidade.

Em Mesquita, o prefeito Artur Messias e a secretária da Semuam Kátia Perobelli recepcionaram o grupo e fizeram uma apresentação sobre o programa Coleta Seletiva Solidária, que é referência em todo Estado do Rio de Janeiro e que já foi contemplado com diversos prêmios. O objetivo da Coleta Seletiva Solidária é separar o lixo reciclável e reduzir o volume de resíduos sólidos, além de oferecer aos catadores uma renda mensal fixa. O programa conta com cinco galpões, quatro caminhões que circulam na cidade, catadores que fazem a separação dos materiais e mais de 6 mil casas cadastradas no projeto.

Para Artur Messias, desde a implantação da Coleta Seletiva em 2005, o município de Mesquita vem sofrendo mudanças significativas. “A população passou a se preocupar com a questão ambiental. Toda família que participa do programa passa a perceber que através de sua atitude, está contribuindo com o planeta e com a vida social do catador”, explica o prefeito.

Segundo a secretária Kátia Perobelli, foi através do planejamento participativo, que Mesquita conseguiu implantar a “Coleta”. “A participação do conselho de meio ambiente, dos catadores e a conscientização de que meio ambiente é responsabilidade de todos, fez com que a Coleta se tornasse exemplo para muitos países”, afirma ela. Após a reunião, os membros da BEI e representantes da Semuam, visitaram as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Mesquita.

Para a integrante da BEI e Diretora Fundadora Executiva no Urban United Net Work, Cassandra Cannon, dos Estados Unidos (EUA), visitar Mesquita foi um grande aprendizado. “Vocês alcançaram o que eu desejo para o meu Estado. Essa consciência ambiental é levada através da educação. Meu trabalho nas comunidades é oferecer informação as pessoas, ensinar o que cada um pode fazer para manter o planeta mais saudável. Fico feliz em ver o compromisso do prefeito, Artur Messias com uma visão sustentável”, concluiu ela.














0 comentários:

Postar um comentário