terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mesquita realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Prefeitura de Mesquita, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CDTI), realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 nos dias 19 a 21 de outubro. O tema principal abordado esse ano será “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. O público alvo da atividade são os alunos e educadores de toda rede escolar da cidade.

O evento acontece no Paço Municipal, localizado na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, no Centro. A abertura será no dia 19 (quarta-feira), às 10h, com a presença do prefeito Artur Messias (PT), do coordenador da CDTI, Paulo Renato de Souza, de autoridades municipais e representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), responsável pela realização do evento em parceria com a prefeitura. Toda “Semana” é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esse ano o evento conta com uma estrutura que proporcionará ainda mais conforto para os visitantes. Haverá uma tenda de 450 metros quadrados climatizada, e cerca de 20 estandes com experimentos científicos, laboratórios, e projetos educativos, onde os expositores como o IFRJ, UFRJ, CVT-Mesquita e FAETEC, por exemplo, darão explicações sobre os projetos. Um destaque é a presença do planetário inflável, que, assim como no ano passado, oferece sessões teóricas sobre astronomia a partir da simulação do céu noturno. Uma praça com a comercialização de alimentos também fará parte da estrutura do evento.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 contará ainda com duas palestras por dia, que abordarão os temas: "O código florestal e a prevenção de riscos", às 13h30 e "Novos tempos da cultura digital", às 15h30 no dia 19; "Ocupação humana na Baixada Fluminense", às 11h e "Brincadeiras que machucam, carinhos que mutilam: as múltiplas faces de uma violência que não está nas estatísticas criminais", às 15h, no dia 20, e no dia 21 será a vez de "Química: antes e depois de Marie Curie", às 11h e "Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense", às 15h. Cada palestra comportará um público de até 100 pessoas. As inscrições serão feitas com meia hora de antecedência. Todos os espectadores receberão certificado emitido pelo IFRJ, após a explanação do palestrante. Todas as palestras e apresentações culturais como espetáculos de dança, teatro e música serão apresentados na Sala Popular de Cinema Zelito Viana, no prédio da prefeitura.

De acordo com Paulo Renato de Souza, a população de Mesquita ganhará muito com a "Semana". "Além do grande evento educacional, teremos no dia 19 o lançamento do projeto 'Internet na Praça', onde a prefeitura de Mesquita estará proporcionando que qualquer pessoa que tenha um aparelho eletrônico com dispositivo wi-fi como celulares e computadores portáteis, tenha acesso gratuito e ilimitado à internet no espaço da praça Elizabeth Paixão, no Centro. Certamente, Mesquita sairá ganhando", afirma o coordenador da CDTI. Durante os dias do evento, haverá ainda um telescópio utilizado para observação do céu a partir das 19h. A atividade está sujeita à suspenção em caso de céu nublado. Os estandes estarão abertos a partir das 9h e a entrada no evento é totalmente gratuita.

0 comentários:

Postar um comentário