Prefeito de Mesquita, Artur Messias
Pais, responsáveis, alunos, gestores das unidades escolares e representantes do Conselho Municipal de Educação lotaram o auditório da instituição. Todos acompanharam de perto as explicaçãoes sobre o novo sistema e suas funções. O Sistema de Gestão Informatizada da Educação, vai beneficiar todas as 33 escolas municipais até o primeiro semestre de 2012, e visa aumentar o controle do aluno, além de ações como requerimento de documentos, declarações escolares, boletim online e cadastros de informações referentes à saúde do estudante, que poderão ser realizados através do endereço eletrônico www.sistemasige.com.br. Outra inovação é a pré-matrícula online, que a partir desse ano será feita pela internet.
Para Maria Fatima de Souza o sistema irá organizar ainda mais a educação na cidade. “Essa é uma grande ação em conjunto, que deu certo. Esse sistema é muito mais que um medidor de frequencia. É a informatização de gestão de todas as escolas”, disse a secretária da Semed. Já o prefeito alertou os alunos e diretores sobre a importância do uso contínuo do sistema. “Quero que todos levem a sério pois esse é um projeto de governo que irá potencializar e dinamizar todo processo educacional de Mesquita”, enfatizou Artur Messias.
A partir de hoje, os 1.200 estudantes que receberam o cartão magnético com chip terão sua presença captada através de quatro torres instaladas na escola. Ao entrar o sinal é enviado em 65 segundos indicando o horário da entrada, nome do aluno e turma para a direção da escola, assim como na saída. “Essa iniciativa também auxilia na economia pois, sabendo o número exato de alunos na escola, o diretor terá a medida certa para preparar a merenda do dia, evitando assim desperdício de comida”, explicou Paulo Renato de Souza. Caso o estudante não chegue à escola em até 30 minutos após o horário da entrada, será enviada uma mensagem de texto para o celular do responsável do estudante. Serão avisados também de faltas, eventos e ocorrências.
Para o jovem Henrique César, de 13 anos, o cartão é motivo de orgulho. “Com certeza irei usar e com muita alegria. Não via a hora de estrear. Adoro equipamentos eletrônicos e estudar numa escola informatizada é maravilhoso. Agora, não há como ter erros nas faltas”, comentou o aluno da sétima série do Ensino Fundamental. Uma apresentação de Hip Hop dos alunos do Projeto Mais Educação finalizou o evento. De acordo com o coordenador da CDTI, “até a primeira quinzena de novembro os alunos das Escolas Municipais Ernesto Che Guevara (Chatuba), Governador Roberto Silveira (Edson Passos), Américo dos Santos (Banco de Areia) e Deoclécio Dias Machado Filho (Cosmorama), receberão a carteirinha eletrônica”, conclui Paulo Renato de Souza.
Alunos com as carteirinhas
(Fotos: Zaqueu Batista)
1 comentários:
-ótima Idéia.
Postar um comentário